Quando falamos em moda e beleza, sempre pensamos em elevar a nossa autoestima, nos sentirmos mais belas, confiantes, com uma identidade firmada e uma imagem verdadeiramente boa a ser transmitida, não é mesmo? No entanto, você sabia que existem 4 pilares da autoestima e que eles vão muito além de beleza e moda?
Ao se falar em autoestima, é preciso entender melhor a respeito dessa palavra. Isso porque, o ato de estimar algo é o ato de ter uma admiração e, até mesmo, um carinho e uma compaixão por algo.
Neste caso, autoestima é consigo, é sentir essa admiração por si e se sentir bem. Logo, para alcançar isso, apesar de bons looks serem fundamentais, eles não são os pilares! Quer saber os 4 principais? Continue lendo!
O que são os pilares da autoestima?
Primeiramente, vamos compreender melhor sobre o que tratam os 4 pilares da autoestima, lembrando sempre que as denominações dos termos podem variar de pesquisador para pesquisador, mas o intuito, ao final, será bem semelhante um ao outro.
Pilar, como bem sabemos, é o que sustenta, edifica e dá base para o que surgirá, não é mesmo? Por isso, quando se fala dos pilares da autoestima, é o que se deve pensar antes mesmo de cultivá-la, ou seja, o que você deve ter em si e trabalhar no seu interior para que essa estima pessoal seja aflorada de uma forma saudável, orgânica e natural.
A autoestima em dia reflete em todas as áreas da nossa vida, mas o interessante é que ela é aprendida ao longo da vida, então você consegue trabalhar, dia após dia, o seu autoconhecimento, de modo a evoluir durante toda uma vida! Incrível, hem? Agora, veja os 4 pilares logo abaixo.
4 pilares da autoestima: o autoconceito e o que pensamos de nós
Em meio a tantos estudos da modernidade, vamos seguir a linha do psicólogo italiano, chamado Walter Riso, que em seu livro “Apaixone-se por si mesmo” explica de modo bem detalhado os 4 pilares que ele considera importante quando o assunto é a autoestima. O primeiro é o autoconceito, ou seja, a ideia sobre como olhamos para nós mesmos e o que pensamos de nós.
Os pilares formam a base, a estrutura para que a autoestima consiga se erguer. Portanto, nada mais justo do que trabalhar em si a imagem que você criou de quem você é interiormente falando. É um exercício de autoconhecimento que não se esgota do dia para a noite, mas que exige de você um trabalho pessoal constante.
Autoimagem e a aparência física
O próximo pilar é com relação à imagem novamente, mas, dessa vez, a física, isto é, a apresentação que fazemos ao mundo e que vemos no espelho diariamente. Focar somente no exterior não é nada legal, mas esquecer dele não é a melhor solução.
É preciso achar um equilíbrio entre cuidar do interior e preservar um exterior que te agrade, procurando sempre estilos que representam quem você é, cuidando de si para estar mais disposta e feliz…é priorizar o seu autocuidado em todas as esferas!
O auto reforço é um dos 4 pilares da autoestima
Desse modo, no caso desse pilar aqui, que é pouco comentado, seria no sentido de ter a habilidade de se reforçar, de investir em si, uma espécie de se recompensar e reconhecer suas vitórias, conquistas e sucessos, mas sabendo acolher também falhas e frustrações. É um ato de se cuidar e tratar com o carinho que você merece, sem sabotagens!
Autoeficácia: você acredita e confia em si?
Por fim, temos a autoeficácia, que se configura como sendo o processo de confiar e acreditar nas suas próprias capacidades, não tendo falsas modéstias como forma de humilhação e de punição pessoal.
É mais do que necessário para a nossa autoestima reconhecer quando, de fato, somos experientes e temos eficácia em determinadas áreas da nossa vida, para que sejamos sempre mais seguros com as nossas escolhas e com quem somos!
Como foi dito, mas sempre válido reforçar, as terminologias podem variar conforme a linha de pesquisa, mas sempre encontram entre si uma intersecção! Esperamos que você tenha entendido melhor sobre os 4 pilares da autoestima e que consiga viver de forma mais leve a partir de agora. É extremamente importante estar bem interiormente para que isso seja refletido no seu exterior!
Contudo, caso veja necessidade, não hesite em buscar ajuda profissional, como é o caso dos terapeutas. Eles são ótimos condutores para auxiliá-lo a criar uma vida que faça sentido para você, e isso é inegociável! Obrigada pela leitura até aqui e te esperamos em nosso blog para conferir mais sobre moda, beleza, bem-estar, saúde, autoestima, dicas de coração e muito mais!