Todo mundo sabe que precisamos nos alongar, nos exercitar, comer bem, ter 8 horas de sono noturno e tantos outros pontos saudáveis em nossa rotina, mas como conciliar tudo com a vida tão corrida? Bom, é realmente uma tarefa complexa, mas nós podemos te ajudar na questão do alongamento matinal!

Isso porque, se você tem pressa, mas quer cuidar mais de si, as nossas dicas serão extremamente úteis para você! Sabe aqueles alongamentos rápidos, mas que fazem a diferença na hora de melhorar a nossa concentração, foco, dores, energia e disposição? Pois é! Ao ler as informações abaixo, você poderá, hoje ainda, aplicar isso na sua rotina. Vamos saber mais?

Qual a importância do alongamento matinal?

Primeiramente, antes de explicarmos melhor sobre o alongamento matinal e quais são bons, principalmente para quem tem pressa, precisamos explicar os benefícios dessa prática. Afinal, só começamos um hábito novo quando entendemos a necessidade dele.

Sendo assim, o primeiro passo é entender que, durante o sono, o nosso corpo permanece, na maior parte das vezes, na mesma posição, o que cria uma certa rigidez nas articulações e em nossa musculatura como um todo, pois a compressão veio em virtude do tempo deitado da mesma forma. 

Com isso, sabe-se que, ao passar do tempo e da idade, essa rigidez e essa falta de flexibilidade tendem a aumentar. Logo, quanto mais o corpo envelhece, mais os músculos, assim como suas articulações, dificultam os movimentos, certo? 

No entanto, isso não é sentido só na terceira idade. Atualmente, com as diversas demandas da vida, sentimos essas tensões, essas faltas de flexibilidade, dores nos músculos e rigidez nas fases mais novas também. 

Pessoas de 20 anos já reclamam de desconfortos, então é uma preocupação que deve começar desde cedo! O alongamento matinal não deve ser feito somente na velhice, por exemplo. A falta de amplitude que vamos ganhando deixa o nosso corpo menos fluido e com mais dificuldade de se mexer, o que nos torna mais suscetível a lesões e a tensão muscular acumulada.

Portanto, se alongar promove o aumento da circulação sanguínea, o estímulo às articulações e músculos, a minimização da possibilidade de lesões, a melhora da absorção de nutrientes, o aumento da disposição e energia e tantos outros fatores benéficos! Então, de modo prático e rápido, veja quais são fáceis de serem feitos em 5 minutos na sua casa.

Comece se espreguiçando ainda deitado

Alongamento Matinal

Desse modo, para começar, que tal se espreguiçar e alongar todo o seu corpo ainda deitado? Esse é um alongamento matinal básico e que pode até ser negligenciado, mas que faz uma enorme diferença na forma como você irá acordar o seu corpo! 

Não deixe de se alongar antes mesmo de levantar da cama, porque o seu corpo precisa ser despertado, e essa é uma ótima forma! Não levará nem 2 minutos e você colherá os frutos disso a curto prazo.

Joelho contra o peito

Agora, após levantar da cama, um pouco mais disposto e acordado, escolha um local em que sua coluna ficará bem esticada e alongada. Depois disso, entrelace as mãos no seu joelho e o puxe em direção ao seu peito, deixando a outra perna esticada e permanecendo nessa posição por cerca de 5 minutos. Faça isso com a outra perna e, em seguida, as duas juntas de uma vez.

Alongamento matinal: cruze o braço sobre o peito

Na sequência do primeiro, quando terminar, você deve sentar e cruzar um de seus braços sobre o peito, de modo a esticar bem, tanto o braço quanto o ombro. Feito isso por cerca de 15 a 20 segundos de um lado, volte à posição inicial e faça com o outro braço. Isso é benéfico para o braço, ombro e, até mesmo, coluna.

Encoste a mão no chão sem dobrar os joelhos

Essa é uma clássica postura e que, sem dúvidas, desperta o seu corpo do jeito certo, porém você precisa ter alguns cuidados nesse caso. 

Estamos falando do alongamento matinal que consiste em tentar encostar a palma das mãos no chão sem dobrar os joelhos. Além de alongar a coluna, melhora dores na lombar, alonga os braços, as articulações da perna…enfim! É ótimo.

Contudo, caso você não consiga encostar as mãos no chão, não force a sua lombar ao tentar, porque isso pode ser pior. Caso sua flexibilidade esteja limitada, você pode curvar levemente os joelhos, de modo a tirar a tensão da lombar e, aos poucos, acostumar o seu corpo com o movimento, combinado? 

Em todas as dicas que estamos dando aqui, fique, pelo menos, 20 segundos na mesma posição e sempre preste bastante atenção na sua respiração. Inspire e expire de forma lenta, acompanhando o ritmo dos exercícios de preferência.

Mão na ponta do dedo do pé: como fazer?

Nesse sentido, acompanhando o anterior, esse é um alongamento bem semelhante ao de ficar em pé e encostar a mão no chão, mas você fará isso sentado. Para isso, sente e estique as duas pernas para a frente. 

Agora, incline o seu tronco para a frente e tente alcançar a ponta dos dedos do pé com suas mãos, levando sempre o seu peito o mais próximo possível das suas pernas. Essa prática, assim como todas as outras, também deve ser feita com cuidado, respeitando seu corpo e indo até o seu limite, sem ultrapassar. 

É válido ressaltar também que, caso você tenha alguma questão específica e pessoal de saúde, como algum problema de coluna, um profissional deve ser consultado, viu?

Borboleta no alongamento matinal 

Por fim, faça a famosa borboleta com os as pernas, unindo as solas dos pés bem próximas ao seu corpo e fazendo um movimento de vai e vem com as pernas, para cima e para baixo, igual as crianças vivem fazendo. Isso alonga e te auxilia a realizar os outros exercícios acima, inclusive.
Com o alongamento matinal em dia, você verá sua disposição melhorando e suas atividades do dia a dia ficando ainda mais fáceis de serem realizadas! Esperamos que as dicas tenham sido válidas e que você possa deixar o seu estilo de vida mais saudável com as práticas. Não deixe de ler os outros posts do nosso blog e até a próxima!