Hoje falaremos sobre um problema que acompanha as mulheres há anos: a celulite. Você sabia que 90% delas têm que lidar com esse incômodo? E isso é independente do fato de serem gordas ou magras. Logo, chega a ser um problema constrangedor.

Embora esse probleminha requeira cuidados constantes, é sim possível deixar a pele com uma melhora aparente e considerável. Todavia, para isso, é preciso conhecer as causas e quais as maneiras de lidar com essa inimiga das mulheres.

Celulite: entenda suas causas e veja hábitos simples para evitar esse problema!/ Fonte: Canva

Celulite: entenda suas causas e veja hábitos simples para evitar esse problema!/ Fonte: Canva

O que é a celulite?

Seu nome científico é hidrolipodistrofia (HLDG) e, mesmo sendo um grande e frequente problema, pode ser evitado e até mesmo atenuado, com cuidados simples. Dessa forma, o primeiro e mais importante passo, é prestar atenção e respeitar seu corpo.

Quando se come mais do que o organismo precisa, as células que compõem o tecido embaixo da pele e acima dos músculos, ficam de forma desordenada. Nesse sentido, elas aumentam de tamanho e há um acúmulo de gordura. 

Conforme explicações da farmacêutica Juliana Ponce em colaboração à matéria escrita ao site Uol, em 23/02/ 2019, o resultado desse acúmulo fica visível a olho nu, com um aspecto ondulado, bem parecido com uma casca de laranja, a saber, a famosa celulite. Assim, as partes mais afetadas são a barriga, o bumbum, parte interna dos joelhos, a lateral e a parte de trás dos braços.

Quais são suas causas?

Essa arqui-inimiga da nossa pele começa a aparecer por volta dos 18 anos de idade, devido ao sobe e desce dos hormônios. Durante o período menstrual, a gestação e a menopausa, os picos dos hormônios femininos deixam o fluxo nos vasos linfáticos e sanguíneos mais lento.

Então, o líquido dentro deles ( linfa e sangue) vaza e acumula entre as células de gordura, localizadas abaixo da pele: a temida retenção de líquidos. O normal é que esse líquido fique retido dentro dos vasos. Porém, por fatores genéticos ou por acúmulo de gordura, talvez isso não aconteça.

E é aí que o resultado negativo vem, formando um edema constante, seguido de falta de oxigenação das células e assim, surgem os graus iniciais de celulite. Em conclusão, além de fatores hormonais, temos também a predisposição genética.

Mudanças de hábitos podem trazer grandes resultados

Infelizmente nossas escolhas diárias nada saudáveis, influenciam diretamente na saúde de nossa pele. Alimentos calóricos e menos nutritivos, falta de exercícios físicos, correria e facilidades dos tempos modernos que nos empurram para o sedentarismo, são, de fato, grandes vilões.

Uma mudança radical de hábitos pode ser a chave para a virada, na busca do corpo bonito, ficar livre de celulite e de gordura localizada. Pensando nisso, separamos dicas super legais e fáceis para o nosso dia a dia:

  • Beber pouca água e abusar de comidas salgadas, dificulta a troca de líquidos do organismo e provoca retenção de resíduos tóxicos do metabolismo das células. Em suma, beber cerca de 8 copos de água por dia, ajuda a aumentar a saciedade. Vale intercalar com outros líquidos, como chás e sucos naturais;
  • Evite excesso de chá-mate, cafeína e refrigerantes;
  • Reaprenda a comer. Isso mesmo! Comer além do que o corpo necessita, bem como ingerir dietas ricas em carboidratos ou gorduras ou ter maus hábitos alimentares, aumentam o acúmulo de gorduras, favorecendo a celulite;
  • Inclua alimentos vegetais em seu cardápio, tanto em saladas, como cozidos;
  • Resista ao excesso de doces e, em momentos de ansiedade, consuma mais frutas. Contudo, dê preferência a frutas cítricas ou ricas em água, como laranja, melão, mexerica, abacaxi, melancia. Em contrapartida, evite mamão, manga, caqui e uva;
  • Por fim, pratique algum tipo de atividade física. Comece com uma caminhada ou um simples passeio com seu pet com certa frequência. Afinal, o importante é se mexer. Agora, antes de iniciar treinos mais pesados, o recomendável é consultar um médico antes.

Enfim, sempre vale a pena revermos nossos conceitos e incluir novos hábitos saudáveis pode e muito, contribuir para uma pele livre de celulite e, portanto, mais saudável. Um abraço e até a próxima!