Se tem uma coisa que o brasileiro ama, essa coisa são as orquídeas! De diversas tonalidades e formas, conquistam as casas e os corações de todos os brasileiros, não é mesmo? Mas existe um ponto que muitos têm dúvida: como cuidar dessas belezinhas que deixam o nosso quintal ainda mais lindo? Será que existem pontos específicos que devemos redobrar a nossa atenção?

Bom, vamos dar uma dica: sim! Existem pontos para se atentar, tanto ao que fazer quanto ao que NÃO FAZER durante os cuidados com as orquídeas em casa.

Por isso, se você é um fã dessa planta, role a tela para baixo e aprenda tudo o que você precisa saber em uma leitura breve. 

Vamos nessa?

Como cuidar de uma orquídea em casa?

Bom, para começar a aprender a como cuidar de uma orquídea em casa, vamos passar pelo pontos principais que você deve ter atenção:

Luz

As orquídeas gostam de luz mas, mais do que luz, elas gostam de LUMINOSIDADE. Então, não necessariamente você precisa deixá-la exposto ao sol, e sim em um local que seja luminoso.

Solo 

O melhor solo é, além do adubo orgânico, a mistura de carvão vegetal com a chamada casca de pinus. O que você deve priorizar são solos e substratos que retém a água, então, além das terras com adubos, fibras de coco, musgo e os outros citados são boas sugestões.

Vasos para orquídeas 

Nesse sentido de escolhas, saiba que todos os vasos, tendo furos nas laterais ou no fundo, são bons.

Contudo, os melhores são os feitos de barro, já que evitam fungos, preservam as raízes e retém melhor a água.

Poda

Muitos não se atentam às podas, até que os galhos velhos consomem os nutrientes que deveriam estar indo para os novos brotos.

Sendo assim, sempre vá podando os mais antigos para que a planta cresça sem ficar estagnada. Para saber se o galho merece ser podado, veja as folhas, se estão mais murchas, e os galhos, se estão mais secos.

O que as orquídeas não gostam?

Se você entendeu os pontos principais do que FAZER com uma orquídea, agora a gente vai te ensinar o oposto: o que NÃO FAZER!

Pelas dicas que demos anteriormente, fica mais fácil deduzir, certo? Mas, por via das dúvidas, vamos reforçar: as orquídeas precisam estar num local onde o vento circule, ou seja, um local em que ela não fique abafada, porque isso favorece o surgimento de fungos e doenças. 

Mas tome cuidado: isso não quer dizer que grandes ventanias são favoráveis também. Mantenha o equilíbrio!

Junto a isso, as orquídeas não gostam de ficar em locais escuros, porque, como dito antes, a luz e luminosidade são pontos chaves, e o local, quando é muito escuro, dificulta o desenvolvimento saudável da espécie.

Tenha atenção nas regas, solo e podas, isso já fará grande diferença.

Quantas vezes se deve regar as orquídeas?

A água é uma questão central para diversas espécies, e a orquídea não é uma exceção.

Dessa forma, para avaliar a rega, verifique dois pontos: se a sua orquídea está plantada em substrato que a base é pó, a rega pode ser semanal.

Entretanto, se for um substrato mais voltado para cascas e resíduos mais “a granel”, a rega deve ser diária, porque o escoamento da água é maior.

Sempre que for regar a orquídea, verifique o vaso em que a orquídea está, se tem furos ao fundo ou não, por exemplo, e o substrato. Tudo isso influencia a rega.

E, em hipótese alguma, regue e coloque a planta no sol, porque isso queima as folhas da orquídea, combinado?

BÔNUS

Por fim, para que você tenha um lindo quintal repleto de orquídeas, nós temos uma dica que fará toda a diferença no seu conhecimento: um material completo sobre orquídeas.

Acesse aqui e confira muitas outras informações que não citamos aqui sobre essa espécie que conquista corações todos os dias.

Curso Como Cuidar facilmente de Orquídeas – plataforma Hotmart

Mas e então? O que você achou de saber mais sobre orquídeas? Quais dicas você ainda não sabia? 

Confira o link do material completo que separamos pra você e continue no blog para aprender mais sobre organização, truques caseiros e dicas de moda. Obrigada e até a próxima!