Todos os cuidados com os nossos cabelos são mais do que bem-vindos, mas existe um processo em especial que é levemente negligenciado e que deveria ser feito com mais frequência. Se você disse umectação, saiba que acertou! 

Essa etapa tão importante do cuidado com os fios é, geralmente, mais comentada no mundo das cacheadas, mas deveria ser um assunto debatido por todos que desejam cuidar bem dos fios, sabia? Por isso, nós ensinaremos um passo a passo facilitado para que você implemente na sua rotina esse processo e, ainda, explicaremos o que, de fato, essa tal umectação. Vamos saber mais?

O que é umectação capilar?

Em primeiro lugar, vamos entender melhor sobre o que se trata a umectação capilar, que também pode ser chamada e conhecida como nutrição capilar. Ela consiste em ser um procedimento que tem como intuito devolver aqueles nutrientes e aquela oleosidade natural dos fios que são perdidos ao longo do tempo, seja por exposição diária ao sol ou por outras questões como a poluição, uso de secador, chapinha ou procedimentos químicos.

Contudo, diferente de uma hidratação comum, a umectação é feita com base em óleos vegetais, ou seja, você enluvar seus fios apenas com bons óleos, fazendo com que suas madeixas absorvam  os nutrientes fornecidos por eles, deixando-as hidratadas, fortes e com um brilho incrível.

Benefícios da umectação capilar

Os benefícios desse cuidado com o seu cabelo são apenas positivos, nós garantimos! No entanto, é preciso escolher bons óleos, de boas marcas, e não errar na dosagem (apenas algumas gotas por mecha. Além disso, há um bônus muito bom dessa  técnica: ela tem um custo baixo e proporciona um efeito fantástico.

Ah! E não poderíamos deixar de reforçar também que pode ser feita na parte da noite,  enquanto você dorme, pois a atuação dos óleos continuará a mesma. Basta que você lave no dia seguinte e tudo certo. Bem prático, hem?

Agora, veja só tudo que a umectação capilar pode trazer aos fios:

  • Diminui a quebra e o aspecto ressecado;
  • Combate a porosidade e diminui os frizz e atritos do cabelo;
  • Proporciona brilho;
  • Fortalece a fibra capilar;
  • Deixa o cabelo mais macio, sedoso e com crescimento facilitado.

Na hora de escolher o seu óleo, veja sobre o que o seu cabelo precisa, isto é, se são vitaminas específicas, como a vitamina E, ou se são reposições de gorduras…enfim! Na dúvida, consulte um profissional. O que não pode faltar são esses dois pontos:

  • Se o óleo é 100% vegetal;
  • Se é puro ou extravirgem.

Atentando a esses itens, fica ainda mais fácil garantir que o seu cabelo está sendo cuidado verdadeiramente de forma saudável!

Como fazer a umectação?

Por fim, vamos ensinar o que fazer na umectação para que você tenha um checklist incrível na palma da sua mão. Para começar, divida o seu cabelo em partes iguais, ou seja, algumas mechas, para que toda a extensão do fio seja contemplada com o óleo. 

Depois disso, aplique o seu óleo escolhido, sempre evitando a raiz, principalmente se o seu cabelo já possui tendências oleosas. Após isso, aguarde cerca de duas horas (ou a noite toda também. Isso não é um detalhe tão importante a questão do tempo, porque varia da sua disponibilidade e vontade) e, em seguida, lave com o seu shampoo preferido e finalize o cabelo normalmente.

Viu como é simples? A única questão que ressaltamos é que, de preferência, seu shampoo não seja antirresíduos e que seja livre de parabenos, sulfatos etc. Opte sempre por marcas que são liberadas, combinado?
Prontinho! Agora você tem um manual completo sobre umectação e conseguirá cuidar dos cabelos, mesmo naqueles dias mais corridos. Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor e, é claro, acompanhe os outros posts para entender mais sobre o universo capilar. Tem muita matéria boa te esperando aqui, viu?