Aprender exatamente como limpar uma peruca sintética requer cuidados delicados para preservar sua aparência e durabilidade, não é mesmo? Muitos acreditam que, por se tratar de perucas, não são necessários alguns métodos, mas é aí que mora o perigo: o seu dinheiro pode ir por água abaixo!
As perucas sintéticas não devem ser lavadas com tanta frequência quanto o cabelo natural, e métodos suaves são essenciais para evitar danos. Se você não seguir os passos que, apesar de simples, são essenciais, terá problemas!
Por isso, aqui, no artigo de hoje, estão os passos básicos para limpar uma peruca sintética. Se você quer aprender a limpar a sua peruca ou a de seus clientes, é só continuar lendo!
O que passar na peruca para não embolar?
Primeiramente, antes de ensinarmos o passo a passo sobre como limpar peruca sintética, entenda que você pode prevenir que ela embole, por exemplo, passando simplesmente um pouco de óleo capilar nos fios.
É claro que você não precisa fazer isso todos os dias, mas evite deixá-la jogada de qualquer modo e sempre que possível, a cada semana ou 15 dias, passe um pouco de óleo.
Nós recomendamos esse, com um bom custo x benefício:
Como limpar peruca sintética?
Agora, sim, vamos ao que interessa: confira o passo a passo de como deixar a peruca sintética sempre com cara de nova:
- Desembaraçar: antes de iniciar a limpeza, desembarace suavemente a peruca com um pente de dentes largos ou uma escova específica para perucas. Para fazer isso, comece pelas pontas e avance para as raízes, trabalhando com cuidado para evitar puxões e quebras.
- Encha uma bacia com água: feito o passo inicial, chegou a hora de encher uma bacia com água fria ou morna. Nós aconselhamos que você evite usar água quente, pois ela pode danificar as fibras sintéticas. Sendo assim, nessa bacia, adicione uma pequena quantidade de shampoo suave específico para perucas sintéticas à água e misture até fazer espuma (você pode usar o shampoo indicado abaixo):
- E na hora de lavar a peruca sintética? O correto é que você mergulhe a peruca na água com shampoo e mexa suavemente, sem esfregar ou torcer. Assim, deixe-a de molho por alguns minutos para permitir que o shampoo penetre nas fibras e remova a sujeira;
- Enxágue: com o passo anterior feito, chegou a hora de lavar! Enxágue a peruca com água fria ou morna até que todo o shampoo seja removido. Com isso, certifique-se de enxaguar completamente para evitar o acúmulo de resíduos;
- Aplicação de condicionador (opcional): mesmo sendo opcional, vamos explicar para que você tenha um guia completo nas mãos! Caso a peruca esteja embaraçada demais ou parecer seca, você pode aplicar um condicionador específico para perucas sintéticas. Para esses casos, certifique-se de seguir as instruções do produto e evite a raiz da peruca para não deixá-la oleosa;
- Secagem: ao final, você deve lavar para tirar todo o excesso de produto e também deve pressionar suavemente a peruca com uma toalha limpa para retirar o excesso de água, ou seja, para secar. Em hipótese alguma, quando estiver aprendendo como limpar peruca sintética, torça ou esfregue – ou deixe secar no sol -, pois isso pode danificar as fibras.
Leia as instruções da peruca sintética!
É claro que as dicas nem sempre podem ser genéricas dessa forma! Cada peruca sintética, assim como cada cabelo natural, pode ter instruções de cuidado específicas, então é sempre recomendável verificar as informações fornecidas pelo fabricante.
Deixamos alguns links de algumas perucas sintéticas em promoção, quem sabe você não adquire uma?
Em geral, ao aprender como limpar peruca sintética, recomendamos que você sempre seja gentil nas ações para garantir que ela permaneça com boa aparência e dure por mais tempo.
Viu como não é difícil, mas é preciso entender melhor? Esperamos que a sua peruca dure muito com aquele brilho incrível! Não se esqueça de continuar lendo os posts inéditos aqui do blog, porque eles são feitos pensando em facilitar a sua vida, viu? Até a próxima!