A maquiagem é uma arte bastante diversificada e que garante os mais diferentes resultados com apenas alguns produtos ou com apenas algumas variedades de um mesmo produto. Isso porque, com a brincadeira de cores, por exemplo, é possível que você esconda uma manchinha ou realce uma parte do seu rosto que você deseja. Sendo assim, no caso dos diferentes tipos de primer, a ideia é a mesma: usar um tipo para atingir um objetivo.
Entretanto, nem sempre temos acesso às informações sobre os mais variados tipos de um único produto e, mais ainda, como usá-las ao nosso favor, para dar aquele efeito especial que desejamos, não é mesmo? Por isso, no artigo abaixo, nós iremos explicar como que você deve usar os tipos de primer e como eles podem contribuir para uma maquiagem ainda mais incrível. Bora saber mais?
O que é o primer?
Desse modo, para começar a nossa conversa, que tal entender melhor o que é um primer para, então, entender os seus diversos tipos, não é mesmo? O primer é um produto fundamental na hora de fazer a sua maquiagem, mesmo que você não dê tanta importância assim, e que, traduzindo o seu nome do inglês para o português, quer dizer “primeiro”.
Logo, ele vem antes de tudo na sua pele, inclusive bases e corretivos, como forma de preparar uma leve camada para o que será depositado na sequência, uniformizando a pele e garantindo um efeito ainda melhor no acabamento. Continue lendo e veja de forma mais detalhada os benefícios do primer.
Quais os benefícios de usar primer?
Nesse sentido, que o primer deixa a sua pele mais uniformizada e com um melhor acabamento, nós já comentamos. Contudo, a listinha de benefícios é um pouco mais extensa do que isso e você pode se impressionar. Confira tudo o que esse produto pode fazer por você:
- Auxilia na hidratação da pele;
- Reduz a dilatação dos poros;
- Minimiza linhas de expressões e manchas na pele;
- Contribui na iluminação da pele e da maquiagem em geral;
- Evita que o rosto produza muita oleosidade.
Com todas essas características, o resultado final da sua pele será, sem dúvidas, ainda melhor! Mas você só alcançará isso e muito mais se compreender que, para cada necessidade, um primer deve ser usado. Você sabia que existe um tipo só para área da pálpebra, cílios e lábios? Pois é! Quer saber como? Veja o tópico abaixo.
Diferentes tipos de primer: como escolher o melhor?
Chegando a pergunta que não quer calar: como escolher o melhor tipo de primer para mim? Nesse caso, algumas questões devem ser levadas em conta para que você tome uma boa decisão, afinal, o nosso rosto não possui as mesmas áreas por toda sua extensão. Algumas partes merecem cuidados diferenciados, e a tecnologia dos produtos já permite essa diversificação, por exemplo:
Região
É essencial que você avalie a região que mais quer dar destaque com o primer para saber qual usar, ou seja: avalie bem se a região é mais sensível ou não, assim como oleosa, seca… estude o seu rosto e aposte em marcas e formulações que são propícias, como:
- Para o rosto todo, um primer mais fluido é a solução, em especial se você não quiser uma make carregada;
- Já no caso das pálpebras, um primer mais consiste e espesso ajuda na fixação da sombra e na duração da maquiagem;
- O que poucos sabem é que existe primer para manter os cílios hidratados, bem como os lábios mais saudáveis e macios. Todos eles são aplicados antes dos produtos principais e auxiliam no resultado final.
Então, quando for comprar um primer, veja onde deseja aplicar e certifique-se se é mais fluido, espesso etc, combinado?
Cores
Uma outra dica ótima é olhar o primer pela cor. Sendo mais densos que os tradicionais, eles têm ações específicas para a sua necessidade e fazem uma verdadeira mágica na hora de camuflar alguns pontinhos que não nos agradam tanto. Olhe só:
- A cor amarela é a ideal para hematomas e olheiras arroxeadas;
- O verde é para manchas de rosácea ou espinhas;
- O tom mais rosado funciona bem para camuflar manchas de sol;
- Se você tem melasma, o tom lilás é o melhor para esse caso;
- E a cor laranja é recomendada para olheiras e manchas mais escuras ou acinzentadas.
Primer para linhas de expressão
Por fim, também fique de olho nas suas linhas de expressão, pois, caso use um primer muito denso, a ideia é que você ressalta ainda mais o que, por diversas vezes, deseja deixar em menos evidência.
Com isso, aconselhamos que você busque produtos que sejam recomendados para linhas mais finas, para peles mais maduras e todos que possuem um público-alvo dessa mesma característica.
E então? Você imaginava que um único produto, o primer, poderia ter tanta versatilidade? Sempre venha aqui no nosso blog estudar sobre moda e beleza antes de comprar um objeto, porque você comprará o que vale para a sua necessidade, tendo conhecimento suficiente para não jogar dinheiro fora, viu?
Agradecemos sua leitura até aqui e te aguardamos na próxima. Até mais!