Já pensou em fazer um curso de desenvolvimento pessoal? Com tantas inovações, não poderíamos deixar de falar de uma das melhores de todos os tempos: ganhar dinheiro sem sair de casa. Parece até que é mentira, mas é possível, sim, com especializações de cursos online. Sabe aquele momento que você só queria trabalhar no conforto do seu lar e, ainda, cuidar da sua casa e da sua família? Com o aperfeiçoamento de técnicas isso é realizável!
Dentre as diversas opções, ganhar dinheiro com cursos de desenvolvimento pessoal é uma possibilidade real e lucrativa para muitas pessoas. Isso porque, de modo geral, a necessidade por melhorar as habilidades intelectuais está avançando cada vez mais, então os cursos online se tornaram uma maneira popular de compartilhar conhecimentos e habilidades valiosas.
Junto a isso, a busca por querer melhorar o lado pessoal, principalmente no fortalecimento do psicológico, que impacta na disciplina e no nosso bem-estar, é uma necessidade de todos, o que reforça o fato de que fazer um curso de desenvolvimento pessoal é bastante lucrativo. Sendo assim, leia abaixo mais informações sobre como evoluir nessa área.
Curso de desenvolvimento pessoal: como proceder
Primeiramente, depois que você fizer um curso de desenvolvimento pessoal, você deve colocar em prática o que aprendeu, atraindo um público fiel que compre suas ideias e os seus conhecimentos, certo? Para isso, alguns passos são necessários, veja só:
Identifique seu nicho e público-alvo
Com os conhecimentos adquiridos, está na hora de, antes de colocá-los em prática, criar o seu nicho e o seu público-alvo, para ter bem delimitado quem irá ser o seu foco, não é verdade? Por isso, é importante identificar um nicho específico em que você tenha conhecimento especializado ou experiência.
Por exemplo: dentro de um curso de desenvolvimento pessoal, você pode ter mais confiança em um assunto especial, como autoconfiança, inteligência emocional, liderança, produtividade ou algum outro.
Então, veja o que você irá abordar e, depois disso, entenda quem é o seu público-alvo, suas necessidades e desejos. Isso fará você criar um curso que seja relevante e atraente para quem for consumir.
Desenvolva um curso de alta qualidade
Agora, algo que pode parecer óbvio, mas que nem todos seguem, é com relação à qualidade do curso. Não pense que um curso de desenvolvimento pessoal não precisa ter diversos conteúdos apresentados de diferentes formas. Na verdade, ele precisa, e muito!
Sendo assim, certifique-se de que o conteúdo seja valioso, prático e entregue de forma clara e envolvente para o seu público.
Além disso, não deixe de utilizar recursos multimídia, como vídeos, materiais complementares e exercícios práticos para enriquecer a experiência do aluno. Lembre-se de que o aluno compra o conhecimento e a experiência, de modo que, quando satisfeito, fará propaganda gratuita do seu material para você.
Escolha a plataforma certa
Existem várias plataformas de cursos online disponíveis, como Udemy, Coursera, Teachable, Hotmart e muitas outras. Desse modo, pesquise e escolha a plataforma que melhor atenda às suas necessidades. Junto a isso, sempre cogite criar um blog e site para depositar outros meios de conteúdo, que ajudam o tráfego do curso e atraem mais clientes.
Defina um preço justo
Ao definir o preço do seu curso, leve em consideração o valor que ele oferece, a concorrência no mercado e as expectativas do seu público-alvo. Com isso, ofereça opções de pagamento flexíveis, como preços promocionais, planos de assinatura ou pacotes de cursos para atrair um maior número de alunos.
É importante fazer uma pesquisa de mercado para saber a melhor média e, também, uma pesquisa com os usuários, para saber como está o poder de compra da maioria.
Invista em marketing e divulgação
É claro que não poderíamos deixar de lado essa dica de ouro: para alcançar um público maior, invista em estratégias de marketing e divulgação do seu curso de desenvolvimento pessoal.
Para isso, utilize redes sociais ao seu favor, sobretudo as que mais são acessadas, crie um blog, faça parcerias com influenciadores ou especialistas do seu nicho e ofereça conteúdo gratuito relevante para construir uma relação humanizada e de gratidão com o seu público.
Ofereça serviços adicionais
Por fim, é claro que ninguém irá trabalhar de graça, mas é importante se mostrar diferente dos demais. Nesse sentido, além do curso em si, considere oferecer serviços adicionais relacionados ao desenvolvimento pessoal.
Vamos supor que o seu curso já é bem completo, mas a galera quer um acompanhamento mais individual. Que tal incluir sessões de mentoria individual, workshops presenciais, webinars ao vivo, grupos de estudo ou acesso a uma comunidade exclusiva para os alunos? Esses serviços extras podem gerar um lucro adicional e fortalecer o relacionamento com seus alunos.
É importante ressaltar que a monetização do seu próprio curso de desenvolvimento pessoal tem muito a ver com o quanto de conhecimento, autoridade, estratégia, dedicação e esforço que você coloca nele.
Esperamos que os passos citados possam ser inspiradores para você e que, depois de um tempo, você faça a sua renda extra com outros assuntos também, afinal, o que não falta são temas de especializações, não é verdade? Agradecemos a sua leitura até aqui e te aguardamos em nossos outros posts aqui do blog, combinado? Até a próxima!