Toda oportunidade de celebrar a vida é um momento verdadeiramente memorável, não é verdade? A sensação de comemorar um marco importante na sua história, cercada de pessoas que te amam e te querem bem, nos motiva a sermos pessoas melhores e a aproveitarmos o que realmente importa em nosso cotidiano! 

No entanto, sabemos também que a correria está presente e nem sempre temos o orçamento que gostaríamos para comemorar. Por isso, que tal aprender como fazer uma decoração de chá de bebê simples? Com apenas algumas dicas, você consegue não passar em branco, comemorar, ter boas recordações e, ainda, gastar pouco. Quer saber como? Continue lendo!

Como organizar um chá de bebê simples e barato?

O primeiro passo para tudo acontecer, não somente neste caso, é a organização e o planejamento estarem sempre em dia! Isso porque, com tudo delimitado previamente, você consegue fazer os melhores orçamentos, não passa sufoco e não corre o risco de fugir muito dos seus recursos e de quanto pode gastar e investir. 

Sendo assim, escolha um tema, se tiver preferência, assim como a quantidade de pessoas, os tipos de comidas que serão servidas, o espaço que será feito, a programação do evento – se for ter alguma brincadeira típica, por exemplo – e todos esses pormenores que, se deixados para depois, podem dar aquela dor de cabeça!

Além disso, otimize o máximo de situações que puder, como a entrega dos convites, que pode ser feita de forma virtual, não gastando tempo e dinheiro para isso. Sempre preze pela praticidade naquilo que pode ser prático!

Decoração de chá de bebê simples: mãos à obra!

Depois que você tiver em mente tudo que deseja e que pode ter – ou não -, coloque a mão na massa e evite contratar aquilo que você pode fazer. Pegue inspirações de algumas redes sociais, como é o caso do Pinterest, e se inspire para criar da sua forma o seu decorar. 

Algumas das ideias mais clássicas são: 

  • Escolher uma cor e, a partir dela, montar uma paleta de cores;
  • Comprar balões para fazer um arco de balões e, se desejar, personalizá-los com o nome do bebê, por exemplo;
  • Personalizar os docinhos e as mesas dos convidados com algum “logotipo” que indique que a pessoa está no seu chá de bebê, como: “Bem-vindo ao chá de bebê da Cecília” ou “Obrigada por ter vindo ao meu chá de bebê. Assinado: Heitor”;
  • Forrar as mesas com um tecido da cor da paleta que vocês escolheram;
  • Utilizar caixotes para ornamentar a decoração ao lado da mesa e colocar nele o nome do bebê feito em madeira, alguma pintura, um ursinho…
  • Unir paletes ao fundo para montar a decoração e, neles, colocar fotos penduradas, luzes de led etc;
  • Fazer você mesmo o próprio bolo e colocá-lo mais como algo simbólico do que comestível, de fato.

Essas são algumas das ideias que você pode ter por conta própria e que, se feitas com antecedência, economizam bastante do seu orçamento no final. É claro que alguns detalhes precisam ser encomendados, mas o planejamento permitirá você ter essa panorama geral da situação.

O que servir no chá de bebê simples?

Nesse sentido, quando o assunto é comida e bebida, entra sempre um dilema: o que servir aos convidados? 

Bom, nesse caso, se tratando de uma decoração de chá de bebê simples, lembre-se de que esbanjar não está nos seus planos, então aposte nos clássicos: mini pizzas, cachorro-quente, mesa com frios – queijos, salames, palmitos, azeitonas -, frutas frescas, torradas e patês, salgados encomendados, caldos e jantares ou almoços básicos, como strogonoff com arroz branco.

Na parte da bebida, além das alcóolicas, que você decidirá se terá ou não, opte por sucos e refris, que também são clássicos! Montando um cardápio nesse estilo, não tem erro!

Com quantos meses se faz o chá de bebê?

Por fim, muito se questiona sobre o tempo certo para fazer o seu chá de bebê, e isso é extremamente pessoal. Contudo, se você está um pouco perdida, aconselhamos que esse momento seja entre o sétimo e oitavo mês de gestação, que está perto do nascimento, mas não tanto ao ponto de você, mãe, não conseguir aproveitar o evento. 

Lembre-se de que a gravidez é uma fase linda, mas cansativa em alguns momentos, então realmente se programe e pense em uma duração de até 3 horas de “festa”, para que você economize e, além disso, não se canse muito.
Esperamos que as dicas sobre uma decoração de chá de bebê simples tenham sido válidas e que você viva doces momentos à espera do seu bebê ou de alguém próximo a você que está grávida! Obrigada pela leitura até aqui e até a próxima matéria sobre moda, beleza, autoestima, decoração e muito mais.