Fazer um escalda pés pode ser muito mais benéfico e prazeroso do que imaginamos. A princípio, pode parecer um simples relaxamento, mas os benefícios se estendem até mesmo em apoio contra depressão.

Hoje trouxemos uma receita super relaxante de escalda pés e falaremos um pouco sobre como essa técnica antiga pode nos ajudar no dia a dia. Então, nos acompanhe até o final e descubra os motivos para você incluir essa prática em sua rotina.

Descubra os benefícios do escalda pés: veja como preparar/ Imagem: Canva

Descubra os benefícios do escalda pés: veja como preparar/ Imagem: Canva

Quais os benefícios do escalda pés?

Tanto para quem caminha bastante a pé ou para quem é sedentário, um banho nos pés ao final do dia ativa a circulação. Igualmente, o uso de calçados com salto alto traz grande desconforto. 

Portanto, colocar os pés em água morna gera alívio das dores nas pernas e nos pés, inchaço e promove relaxamento. Deixar os pés de molho em água quente ajuda até mesmo, o organismo se fortalecer e recuperar mais rápido de gripes e resfriados. Do mesmo modo, ameniza cólicas e desconfortos do período menstrual.

Além disso, pessoas com problemas nos pés como calos e micoses, podem fazer uso de um escalda pés com vinagre e sal grosso. Dessa forma, os pés estarão recebendo uma limpeza profunda e com isso, uma desinfecção.

Como preparar um escalda pés?

O escalda pés pode ser feito apenas com água quente ou com óleos essenciais. Uma boa dica é usar bolinhas de massagem, pedrinhas de textura lisa ou feijão cru, enquanto os pés se mantêm aquecidos. 

Desse modo, mergulhe os pés em uma bacia ou balde com água aquecida, em uma temperatura que sua pele suporte, até a altura da panturrilha. Caso queira, adicione pétalas de rosa, óleos essenciais de camomila, alecrim, lavanda ou camomila. 

Quanto aos óleos, basta adicionar 2 gotas da essência escolhida. Para desinchar os pés e as pernas, outra boa opção é acrescentar sal grosso. Por fim, um escalda pés alternando entre água quente e fria. Assim, permaneça 3 minutos com os pés em água quente e 1 minuto em água fria.

Repita esse processo 3 vezes, encerrando na água fria. Nesse sentido, deixe uma água quente à parte do seu lado, para que possa acrescentar mais e assim, manter a temperatura da água adequada até o final.

Apoio ao tratamento contra depressão e contraindicações

Segundo a terapeuta Mônada Xavier em matéria escrita para o site Uol em 02/07/2008, o escalda pés ajuda a manter a estabilidade física e emocional. Logo, pessoas que enfrentam algum nível de depressão, ansiedade, cansaço, estresse ou irritabilidade podem se beneficiar com esta técnica, a fim de melhorar seu ânimo e vigor.

Contudo, esse banho relaxante para os pés deve ser evitado por pacientes em tratamento de câncer em estágio avançado, gestantes e pessoas hipertensas.

E você, costuma usar o escalda pés como parte da sua rotina? Se ainda não, que tal começar a incluir seus benefícios a seu favor? Enfim, espero que tenha gostado e não deixe de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!