Você que está lendo o artigo, uma pergunta: já pensou em ter a melhor e mais prática organização do lar que você já viu? Aquela que dura por muito mais tempo e que não te rouba o dia todo?
E aí? Já pensou? Pois saiba que é possível, sim!
Na matéria abaixo, nós iremos dar algumas dicas para que a sua organização seja a mais efetiva possível, ajudando na manutenção do lar e, ainda, na sua autoestima, na sua liberdade e na sua felicidade de ver tudo em ordem.
Parece até mágica, mas não é, viu? É ORGANIZAÇÃO! Leia até o final e aplique tudo aí na sua casa, combinado?
Organização do lar: aprenda a desapegar
Primeiramente, vamos começar pelo básico na hora de aprender mais sobre a organização do lar: comece por se livrar de itens que você não usa mais e, quando for adquirir novos itens, tenha em mente de que é essencial refletir se você realmente precisa dos objetos.
Sendo assim, no quesito desapegar, aconselhamos que você faça uma triagem em suas roupas, acessórios, utensílios domésticos e outros objetos. Doe, venda ou descarte o que não é mais necessário para que a bagunça não seja potencializada pelo acúmulo de itens, que tal?
Você tem planejamento?
Com os desapegos e as aquisições em dia e de modo consciente, o próximo item que você deve acrescentar no seu dia a dia se chama PLANEJAMENTO!
Crie um plano para organizar cada área da casa e, para isso, tenha ao seu dispor uma ferramenta de organização, que nós aconselhamos que seja física para evitar distrações no celular, como um planner (confira os dois que reservamos para você).
A partir disso, divida as tarefas em pequenas metas e trabalhe em uma área de cada vez para não se sentir sobrecarregado, ou seja: só comece uma nova área ao terminar a anterior.
Crie zonas de armazenamento
Perceba como tudo que envolve a organização do lar está atrelado à mapear, seja mapear a limpeza, os objetos…
Nessa dica, pense em designar um lugar para cada tipo de item. Por exemplo: já pensou em ter áreas específicas para guardar livros, utensílios de cozinha, roupas, papéis e outros objetos, ao invés de deixar muitos itens distintos entre si misturados?
Isso ajuda a manter as coisas organizadas e fáceis de encontrar, sem ter que tirar tudo do lugar para achar um pequeno objeto.
Como organizar o seu lar? Use caixas e organizadores
Agora, é claro que essa dica de ouro não iria ficar sem aparecer por aqui, não é?
VOCÊ PRECISA utilizar caixas, cestos e organizadores, porque eles são ótimos para categorizar itens e manter os espaços arrumados (confira as opções que reservamos para você)
Além disso, etiquetas podem ser úteis para identificar o conteúdo de cada recipiente. Mas, se não quiser etiquetas, você pode comprar potes transparentes e deixá-los na zona que você designou logo acima.
Tenha uma rotina de limpeza
Complementando a dica anterior de planejamento, uma boa organização do lar só irá para frente quando você criar uma rotina de limpeza diária para manter a casa limpa e organizada.
Portanto, dedique um tempo curto a cada tarefa, como arrumar as camas, guardar objetos fora do lugar e fazer uma rápida limpeza a cada dia, a famosa manutenção. Lembre-se que limpeza, manutenção e faxina são temas diferentes, e a sua rotina de limpeza deve ser do básico para MANTER tudo em ordem, entendido?
Mantenha os espaços abertos na organização do lar
Quando pensamos em organização, esquecemos que a disposição dos móveis, por exemplo, influencia essa dinâmica.
Com isso, o recomendado é que você mantenha as áreas de circulação livres de obstáculos. Isso não apenas facilita a movimentação, mas também dá uma sensação de amplitude aos ambientes.
Faça a limpeza à noite
Por fim, essa dica pode parecer loucura, mas calma que você vai entender.
Sabe quando acordamos no dia seguinte com tudo de pernas para o ar? E ficamos estressadas logo pela manhã, sem saber por onde começar? Tudo isso pode ser evitado se você reservar alguns minutos antes de ir para a cama para arrumar a casa. Não estamos falando de faxina, apenas de manutenção, como lavar as louças ou dobrar uma roupa.
Isso permite que você comece o dia com um ambiente organizado e acolhedor.
A organização do lar é um processo contínuo! Manter a casa organizada requer disciplina e consistência, mas os resultados valerão a pena, proporcionando um ambiente mais sereno e confortável para você e sua família, sabia?
Esperamos que você consiga aplicar as dicas que passamos acima e que dê uma olhada nos produtinhos dos links que, sem dúvida, vão auxiliar o seu cotidiano. Obrigada pela leitura em nosso blog e não se esqueça de acompanhar sempre os artigos para ter tudo em primeira mão. Até a próxima!