Ter um bebê chegando é motivo de muita alegria e festa. Afinal, estamos celebrando a vida! E diante dessa maravilhosa notícia, surgem os preparativos para o enxoval do bebê. Mas, junto a isso, também surgem várias dúvidas de como organizar tudo corretamente e não deixar faltar nada.
Isso, principalmente para as mamães de primeira viagem. No entanto, como cada filho é único e a comemoração da chegada de cada um é exclusiva, acertar nas escolhas é quase sempre motivo de preocupação. Pensando nisso, preparamos esta matéria com dicas práticas e que irão te ajudar nesse momento lindo.
Quando deve-se começar a fazer o enxoval do bebê?
Antes de mais nada, como estamos comemorando a vida, a organização do enxoval do bebê deve ser encarada com muita alegria. Logo, nada de deixar a ansiedade tomar conta da situação.
Nesse sentido, é imprescindível que tudo seja bem planejado para não haver surpresas inesperadas. Contudo, lembrando sempre que, com calma é muito melhor para receber o bebê.
Dessa forma, a partir do 4° mês, a futura mamãe já pode começar a organizar a lista e, assim, se preparar com tranquilidade e sem correrias de última hora.
Estou grávida e agora, por onde começar?
Primeiramente, para não comprar itens desnecessários ou deixar de incluir os que são verdadeiramente úteis, analise suas pretensões. Desse modo, para montar o enxoval do bebê, comece pelo ponto principal, a saber, a amamentação.
Em outras palavras, você pretende investir na amamentação de livre demanda e exclusiva até os 6 meses de idade? Do mesmo modo, uma boa para a nutrição da criança, é a amamentação complementar até os 2 anos de idade.
São recomendações dadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pelo Ministério da Saúde. Então, somente a partir dessa análise, planeje a lista baseada nesse propósito e conforme orientações do pediatra do bebê.
Mais pontos a serem planejados durante a espera do bebê
Leve em consideração o tempo de licença maternidade, bem como viagens planejadas e/ou passeios em que o bebê esteja incluído. Ou seja, tudo isso influencia na hora de montar o enxoval do bebê.
Igualmente, como será o quarto do bebê? Ele já vai dormir direto no quartinho dele ou no início vai ficar no quarto do casal? Enfim, são pontos que precisam ser avaliados, de acordo com a realidade de sua família e da rotina na qual o bebê será incluído.
Dicas fundamentais para montar o enxoval do bebê
Diante de tudo que já abordamos até agora, o que deve permanecer é o bom senso aliado à utilidade real. Anote as dicas:
Dica n° 1 – Se estiver na dúvida se algum item é realmente necessário, não o compre. Poupe esforços e economia, comprando o que, de fato, seja útil;
Dica n° 2 – Dê prioridade à qualidade e, especialmente, aos itens que tem múltiplas funcionalidades (multiúso). Um exemplo de item multiúso é um carrinho de bebê que adapta-se a várias idades. Outro exemplo são as cadeirinhas que podem ser ajustadas à medida que a criança cresce. Ademais, isso é um conselho entanto para não comprar além da lista;
Dica n° 3 – Foque no planejamento e tente deixar a emoção de lado. Uma grande representação disso é comprar sapatinhos enquanto o bebê ainda é apenas um recém-nascido, pois seria mais uma questão estética do que de necessidade;
Dica n° 4 – Em conclusão, quando bater a incerteza quanto ao uso de determinado item, troque ideias com outras mamães, a fim de saber, o que, de fato, é usado no dia a dia. Vale ressaltar que, ainda assim, avalie primeiro a rotina e a realidade de sua família, como falamos antes.
Bom, espero que esse momento seja vivido com muita intensidade tanto por você, futura mamãe, quanto por toda a família. Capriche nas escolhas de seu enxoval do bebê, lembrando sempre de respirar fundo antes de sair por aí comprando tudo que vê pela frente. Combinado? Ah! Não perca mais dicas aqui no nosso blog. Um abraço e até mais!