O estilo de decoração Boho (abreviação de “Bohemian”) é uma tendência de design de interiores que incorpora uma mistura eclética de elementos, cores, padrões e texturas para criar um ambiente descontraído, artístico e único. Mais abaixo vamos ver em detalhes.
Como o nome evidencia, ele é inspirado na cultura boêmia, hippie e étnica, e é conhecido por sua atmosfera relaxada e descontraída. Será que você já não o viu por aí, curtiu e não sabia do que se tratava?
Isso é o que nós vamos descobrir logo abaixo com a leitura completa. Ainda dá tempo de fazer aquela decoração aí na sua casa, hem? Não perca e já desce a tela para saber mais.
O que é o estilo boho?
Já adiantamos logo acima, mas não custa nada reforçar, não é mesmo?
Derivada da expressão “bohemian chic”, o termo boho significa boêmio contemporâneo. Portanto, está relacionado ao estilo de vida nômade e cigano, que prioriza a liberdade, a conexão com a arte e a vida fora dos padrões culturais.
É justamente por isso que, conforme as características abaixo, você perceberá que a leveza e a priorização pelo simples, mas que traga bem-estar, é bem comum. Entenda mais!
Como é o estilo boho chic?
Nessa parte do texto, vamos explicar como o estilo boho se apresenta, ou seja, quais os móveis, cores e conceitos que devem fazer parte do espaço. Confira:
Qual a paleta de cores do estilo boho?
O boho é frequentemente associado a uma paleta de cores rica e ousada, mas que não deixa de agradar os amantes da simplicidade.
Isso porque, os tons terrosos, como marrom, bege e verde, são comuns, mas complementados por cores vibrantes, como azul, roxo, vermelho e amarelo. A ideia é criar uma mistura de cores vivas e texturas.
Estampas
Essa decoração também é conhecida por sua profusão de padrões e estampas, como paisley, florais, étnicos, xadrez e listras. Esses padrões são frequentemente combinados de forma ousada e criativa, então, para quem curte algo mais disruptivo, o boho é o caminho!
Móveis na decoração boho
Esse é um aspecto que agrada a maioria: os móveis no estilo boho geralmente são vintage, rústicos ou artesanais.
Isso significa que poltronas confortáveis, sofás de veludo, mesas de madeira com aparência envelhecida e tapetes texturizados são comuns. Além disso, muitas texturas são incorporadas, como tecidos de lã, crochê, franjas e almofadas felpudas.
Os elementos naturais são bem presentes
O boho frequentemente incorpora elementos naturais, como plantas, cestas de vime, pedras e conchas ao seu arsenal de características, então os pais e mães de plantas amam!
Junto a isso, ao falar em plantas, saiba que plantas, em particular, são uma característica comum, com vasos de plantas e suspensões de macramê sempre adicionando um toque de vida e frescor.
Iluminação ambiente
Toda decoração envolve iluminação, porque ela dita muitas decisões. Nesse sentido aqui, a iluminação é frequentemente suave e difusa, com lanternas, candelabros, velas e luminárias de estilo étnico contribuindo para uma atmosfera acolhedora.
Estilo boho e a personalização
Por fim, se você tem uma criatividade aflorada, o boho não te desampara! Esse estilo permite que você crie um espaço verdadeiramente único, onde sua personalidade e gostos pessoais podem brilhar.
É uma oportunidade de expressão criativa, em que você cria vasos de planta, porta-retratos, enfeites para mesas e muito mais.
Eu não sei vocês, mas nós aqui amamos o estilo boho! Ele é um estilo de decoração que se destaca por sua atmosfera descontraída e eclética, sendo uma escolha popular para aqueles que desejam um espaço cheio de vida, personalidade e autenticidade.
Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, para ter mais inspirações incríveis como essa, não deixe de continuar lendo o nosso blog. Aqui, falamos de decoração, organizações do lar, produtos de beleza, moda e muito mais. Até a próxima!