Muitas pessoas que estão acima do peso buscam exercícios que promovam o emagrecimento e que ajudem a reduzir a gordura abdominal.
Conheça, a seguir, os melhores exercícios para afinar a cintura e veja como eliminar de vez a gordura na região abdominal.
Como perder gordura e afinar a cintura?
A gordura está presente ao longo do corpo, sendo responsável por muitas funções no metabolismo. Diferentemente de outras regiões, a gordura do abdômen é considerada perigosa, já que está próxima aos órgãos internos, aumentando o risco de muitas doenças.
A quantidade de gordura abdominal é influenciada pelo estresse, pois o corpo aumenta a liberação do hormônio cortisol que está relacionado ao aumento dos tecidos adiposos no meio do corpo.
Desta forma, ao praticar exercícios físicos, você estará deixando o seu metabolismo mais ativo, promovendo maior queima calórica, ajudando também na liberação de hormônios relacionados ao bem-estar, afinando a cintura e reduzindo a gordura abdominal.
Veja, a seguir, os melhores exercícios para se afinar a cintura:
Exercícios aeróbicos:
Os exercícios aeróbicos ajudam na queima de gorduras, afinando mais a cintura. Faça os exercícios intervalados de alta intensidade (chamados de HIIT) que estimulam maior gasto calórico e aceleram a redução de gordura corporal.
Este tipo de exercício exige um esforço físico maior do que os treinos aeróbicos convencionais, aumentando o consumo de oxigênio pelo corpo e promovendo maior oxidação das gorduras pelo metabolismo.
Os exercícios intervalados de alta intensidade são formados por várias etapas, devendo-se manter um esforço intenso por alguns segundos ou mesmo alguns minutos, atingindo-se a frequência cardíaca necessária para ocorrer a queima calórica, e intercalando com um período de baixo esforço ou de descanso.
Você pode, por exemplo, iniciar com uma caminhada leve por 2 minutos, aquecendo o corpo, e intercalar 30 segundos a 1 minuto de corrida intensa com 1 minuto de caminhada leve, fazendo isto por 20 minutos totais. Mantenha uma frequência de pelo menos três vezes por semana.
Exercícios de força:
Os exercícios de força, como aqueles feitos na musculação, ajudam no desenvolvimento da massa muscular, melhoram a saúde dos ossos e das articulações, além de também promoverem a redução do estresse e da ansiedade.
Para cada quilo de músculo, seu corpo gasta em torno de 3 vezes mais calorias do que para cada quilo de gordura. Isto significa que a musculação ajuda muito na redução de gordura, afinando a cintura, podendo ser bastante interessante no longo prazo para a manutenção do peso ideal.
Os melhores exercícios para afinar a cintura são os exercícios compostos que exigem mais de um grupo muscular ao mesmo tempo, demandando mais energia, exigindo mais do sistema cardiovascular e promovendo maior queima de calorias e gorduras.
Trabalhe os exercícios para membros superiores como o supino reto e a barra fixa, e exercícios para membros inferiores como o agachamento livre e o agachamento terra.
Inclua exercícios para a região abdominal pelo menos três vezes por semana, trabalhando em dias diferentes a região inferior, superior e lateral do abdômen.
Cuide da sua alimentação:
Mais do que fazer exercícios para afinar a cintura é preciso se manter uma dieta balanceada, nutritiva e baixa em calorias, promovendo a queima das gorduras. Coma mais frutas, verduras e legumes, tire os alimentos processados que são ricos em açúcar e gorduras, e aumente a hidratação corporal;
Conclusão
Os exercícios para afinar a cintura irão lhe ajudar a reduzir peso e gordura corporal na região do abdômen.
Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.