Com a moda avançando cada vez mais, algumas questões são fomentadas e saber sobre elas é fundamental! Por exemplo: você sabe o que é a imagem corporal?
Sabe os motivos de ser importante estudá-la ou os motivos de estar sendo tão discutida atualmente?
Essas e outras questões, que fazem total diferença na hora de compormos looks, estão explicadas logo abaixo, na matéria. Então, se eu fosse você, lia tudo agora mesmo e já buscava entender para melhorar a sua autoestima. Bora saber mais?
O que é imagem corporal?
Sendo assim, começando pela teoria, a imagem corporal nada mais é do que a maneira como uma pessoa percebe, pensa e se sente em relação ao seu próprio corpo.
Portanto, esse processo envolve tanto a percepção subjetiva do corpo quanto as atitudes e sentimentos associados a essa percepção. Profundo e importante, não acha?
A imagem corporal pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo mídia, cultura, experiências pessoais e pressões sociais, mas há algo que é padrão: conhecer e compreender a imagem corporal é importante para todas as áreas da nossa vida, e você verá algumas a seguir:
A imagem corporal tem a ver com a autoestima e autoaceitação
Essa parece óbvia, mas não pode deixar de ser citada! Ter uma imagem corporal positiva está relacionado a uma maior autoestima e autoaceitação. Isso porque, quando as pessoas se sentem bem com seus corpos, são mais propensas a se sentirem bem consigo mesmas de maneira geral.
Saúde mental
Se falamos de autoestima falamos de saúde mental, hem?
Uma imagem corporal negativa pode contribuir para problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares, e ninguém quer isso!
Portanto, entender e melhorar a imagem corporal pode ajudar a promover uma melhor saúde mental verdadeira, eficaz e consolidada.
Relacionamentos saudáveis pela imagem corporal
Dessa forma, se estamos falando de imagem corporal, estamos falando da relação consigo mesma, mas também com os outros, você não acha?
Uma imagem corporal positiva pode impactar positivamente os relacionamentos interpessoais. Afinal, quando alguém se sente bem consigo mesmo, é mais provável que se relacione de maneira saudável com os outros.
Prevenção de transtornos alimentares
Esse é um ponto delicado, mas precisamos reforçar também: a forma como nos vemos está relacionada ao risco aumentado ou não de transtornos alimentares, como anorexia nervosa e bulimia.
Então, conhecer e melhorar a imagem corporal pode ajudar na prevenção desses problemas.
Redução de estresse
Por fim, talvez você nunca tenha pensado nisso, mas imagem corporal negativa pode causar estresse e ansiedade. Nesse sentido, ao trabalhar na melhoria da imagem corporal, você pode reduzir esses níveis de estresse e promover um maior equilíbrio emocional!
Em síntese, a imagem corporal desempenha um papel significativo na saúde mental e no bem-estar emocional de uma pessoa, e isso não tem preço!
Ao entender e cultivar uma imagem corporal positiva, você não apenas pensa em moda, mas na qualidade de vida. Porém, é importante lembrar que a imagem corporal é uma questão individual e pode variar de pessoa para pessoa, por isso, o foco deve ser em cultivar uma relação saudável e realista com o próprio corpo, certo?
Esperamos que você tenha entendido mais sobre o assunto e que consiga fazer as pazes consigo e com tudo que há a sua volta! Obrigada pela leitura até aqui e não deixe de ler mais matérias aqui do blog sobre organização do lar, truques caseiros, moda e muito mais. Até a próxima!