A irritação na pele após a depilação com lâmina é um problema comum que muitas pessoas enfrentam, afinal, nem todas as peles se adaptam a esse processo de retirada dos pelos, certo?

Essa condição, conhecida como foliculite ou irritação pós-depilação, pode resultar em vermelhidão, coceira, bolhas e desconforto. 

Felizmente, existem várias medidas que podem ser tomadas para aliviar a irritação e prevenir problemas futuros, e é justamente sobre essas medidas tão importantes e que salvam a nossa pele que nós vamos falar hoje.

Me conta aqui antes de ler a matéria: você tem costume de hidratar a pele após a depilação? E de limpá-la corretamente antes? Tudo isso faz muita diferença e você aprenderá mais agora. Bora lá?

Irritação na pele após depilação com lâmina: cuide antes!

Em primeiro lugar, algo que talvez não seja muito comentado é que: antes da depilação e após, é crucial manter a área limpa, porque isso evita MUITO a irritação.

Sendo assim, busque sempre usar um sabonete suave e água morna para limpar a pele antes de depilar e depois para evitar infecções, certo?

O que passar na pele irritada após depilação com lâmina?

Com a primeira dica em mãos, vamos as demais!

Após a depilação, aplique um hidratante suave e sem fragrância na pele para manter a hidratação. Isso ajuda a evitar o ressecamento e a irritação, além de deixar a área com aquele aspecto aveludado.

No entanto, certifique-se de que a área depilada pode ser hidratada e, se sim, busque os produtos corretos.

Evite coçar o local depilado

Isso pode parecer desafiador e, de fato, é, mas a irritação na pele após depilação com lâmina está muito relacionada ao atrito. Então, mesmo que a coceira seja intensa, evite coçar a pele, pois isso pode causar mais danos e ninguém quer isso, não é mesmo?

Compressas frias

Nesse sentido, uma dica amiga e muito valiosa é a de aplicar compressas frias ou gelo embebido em um pano limpo na área irritada. Isso ajuda a aliviar o desconforto, mas você pode fazer antes mesmo que ele chegue, como uma forma de prevenção!

O que fazer quando a pele estiver irritada?

Você já pensou que alguns itens da sua cozinha podem te ajudar após a depilação com cera? 

Produtos contendo ingredientes calmantes como aloe vera, camomila ou aveia coloidal podem ajudar a acalmar a pele irritada, não apenas nesse caso depilatório, mas sempre que tiver um incômodo.

Porém, certifique-se de escolher produtos sem fragrâncias ou ingredientes agressivos e também que você não tenha nenhuma alergia, okay?

Além disso, evite exposição ao sol, pelo menos nas primeiras horas após a depilação com lâmina, cera e demais métodos, combinado?

Sempre consulte especialistas e fontes seguras de informação

Por fim, é claro que essa dica é super válida: se a irritação persistir, piorar ou se transformar em infecção, é aconselhável procurar um dermatologista. Eles podem recomendar tratamentos específicos ou medicações para aliviar o problema.

Mas a consulta no profissional não deve ser somente quando a irritação na pele após depilação com lâmina aparecer, viu? Você já pode estudar e se especializar nesses casos muito antes!

Atualmente, existem diversos cursos que ensinam as mais diferentes tecnologias em depilação. Então, por que escolher sofrer se podemos melhorar o nosso problema com medidas mais fáceis?

Aqui, deixamos a opção de um curso sobre depilação bem completo para que você possa entender mais e, até mesmo, fazer aquela renda extra, que tal? Saiba mais:

Curso Expert em Depilação – plataforma Hotmart
Curso de Depilação Profissional – plataforma Hotmart

Como prevenir irritação na pele após depilação?

Além de lidar com a irritação após a depilação, a prevenção é fundamental para evitar futuros problemas:

  • Use uma lâmina limpa e afiada para reduzir a chance de cortes e irritação.
  • Amacie a pele antes da depilação com água morna para tornar os pelos mais fáceis de cortar.
  • Use um gel ou espuma de barbear adequado para criar uma camada protetora entre a lâmina e a pele.
  • Depile no sentido do crescimento do pelo para evitar o encravamento.
  • Evite pressionar com força a lâmina contra a pele.
  • Considere outras opções de depilação, como cera ou depilação a laser, se a irritação persistir.

De modo geral, o que podemos deixar como lição é que a irritação na pele após a depilação com lâmina é um problema comum, mas existem várias maneiras de aliviar o desconforto: Mantenha a pele limpa, hidratada e evite ações que possam piorar a irritação. 

Junto a isso, procure investir em conhecimento técnico para fazer os procedimentos da melhor forma possível (saiba mais aqui) e, se o problema persistir ou piorar, consulte um dermatologista para obter orientação profissional.

Esperamos que você tenha aprendido mais e que não deixe de conferir outros posts do nosso blog. Aqui, falamos sobre moda, filmes, dicas de organização de casa, dicas de cursos que valem a pena e muito mais! Não fique de fora, hem?

Obrigada pela leitura e até a próxima matéria, esperamos por você!