Quando vamos montar uma bela cozinha, não podemos pensar que o projeto dos sonhos é composto somente por belas decorações nas paredes, pisos de primeira qualidade e armários que combinem com a ornamentação da casa, não é verdade? Isso porque, a cozinha também é composta por utensílios que são usados amplamente, como é o caso dos jogos de panela.
Mas e então? Como escolher bons jogos de panela, de modo que faça sentido para a sua realidade e transforme em concreto o sonho que você sempre teve? Quais dicas são importantes de serem avaliadas antes? Bom, se você está nesse processo de dúvidas, que é bem normal, não se preocupe! As informações que reservamos logo abaixo irão te guiar e te ajudar nesse processo. Bora saber mais?
Jogos de panela: conheça os tipos
Em primeiro lugar, para escolher bons jogos de panela, o primeiro passo é conhecer a maioria deles, certo? Afinal, como você saberá escolher se não os conhece? Por isso, veja brevemente os mais conhecidos e suas características:
- Cobre: ótimo para conduzir calor, mas tende a ser caro e de difícil limpeza;
- Alumínio: desempenha um bom cozimento dos alimentos, mas a comida gruda com facilidade;
- Inox: os jogos de panela de inox são lindos na aparência e duram bastante, mas são péssimos condutores de calor, prejudicando a otimização do seu tempo;
- Teflon: são leves, baratas e boas para cozinhar e preservar a saúde. O único ponto é que a durabilidade delas deixa bem a desejar;
- Cerâmica: as mais novas queridas das cozinheiras, as panelas de cerâmica são antiaderentes, bonitas e de fácil higienização. Contudo, possuem baixa resistência de impacto, sem contar que a superfície é quebradiça;
- Porcelana: também lindas, antiaderentes e fáceis de limpar, mas é preciso ter cuidado no uso.
Lembrando sempre de verificar também os melhores para a sua saúde, para o preparo dos alimentos sem que seja necessário muito uso do óleo etc, combinado?
AH, e é claro! Perceba que há uma infinidade de modelos, com pontos negativos e positivos, o que significa que é preciso analisar a sua necessidade e gosto pessoal sempre.
Verifique os tamanhos
Sendo assim, depois de conhecer bem o material de cada jogo, é hora de pensar no tamanho que você precisa, conforme a sua realidade, e nas proporções de comida que você faz.
Além disso, é essencial verificar o número de jogos de panela ou de unidades que você precisa realmente ter, de acordo com as necessidades. Isso porque, não é preciso que você tenha grandes e numerosas panelas se na sua casa residem apenas você e seu marido, por exemplo, não é mesmo?
Comprar objetos em excesso e de forma desproporcional ao que é necessário só prejudica o seu orçamento, contribui na bagunça da casa, piora os espaços, já que será preciso locais maiores para guardar os utensílios, e contribui em uma cozinha ainda mais caótica.
Leve em conta a limpeza
Essa é outra dica importantíssima: você já parou para considerar a limpeza das panelas? Supondo que exista aqueles jogos de panela lindos que sempre foram o seu sonho, mas que exigem muito esforço para limpar depois e perdem o brilho rapidamente. Será que vale a pena?
A nossa dica é que você consiga unir o útil ao agradável. Com a tecnologia atual, diversos são os materiais que deixam os jogos bonitos e que não exigem muito de você na hora de limpar, mantendo, inclusive, a beleza, como se fossem novos!
Jogos de panela precisam respeitar o modelo do seu fogão
Desse modo, algo que poucos pensam é com relação ao modelo do seu fogão. Você já parou para considerar esse fator? Sabia que isso influencia até mesmo na sua segurança? Panelas grandes demais para fogões pequenos não combinam, assim como, dependendo da superfície do eletrodoméstico, panelas muito altas também não.
Portanto, para te guiar, de modo geral, pense assim: os modelos de panelas consideradas de fundo chato são recomendados para os famosos cooktops, assim como os modelos em inox com fundo magnético, porque isso aumenta a segurança no espaço.
Se o fogão for de indução, existem as panelas específicas para esse caso também. Agora, se o assunto for os demais modelos de fogão, tenha como base o tamanho, de preferência, tanto do fogão quanto da panela.
Custo x benefício?
Por fim, é claro que, para escolher os seus jogos de panela, é preciso ter bem claro que o custo x benefício deve valer a pena. Ou seja: assim como você deve pensar se a limpeza após o uso compensa, você também precisa refletir se o preço faz jus ao material, à marca, ao tamanho, à beleza… enfim! Sempre pesquise bastante e veja se há promoções.
E então? É mais fácil escolher os seus jogos de panela depois dessas dicas, não acha? Com boas instruções, tudo fica ainda mais fácil! Agradecemos a sua leitura até aqui e, se desejar mais truques para facilitar suas escolhas do dia a dia, é só ler outros artigos do nosso blog. Aqui, você aprende mais sobre moda, beleza, autoestima, organização e muito mais, tudo em uma leitura breve e acessível! Até a próxima.