A limpeza do dia a dia da nossa casa tem esse poder de trazer uma paz, harmonia e bem-estar para o nosso lar, não é verdade? Com tudo no lugar e, claro, limpo, ficamos em um ambiente ainda mais acolhedor e que, inclusive, melhora a nossa autoestima e a nossa saúde mental. Entretanto, você sabia que existe um método de limpeza sueco que promete potencializar a sua limpeza?
Com essa ideia de que uma boa limpeza melhora a nossa saúde pessoal, seja ela mental ou física, entender melhor os tipos de métodos organizacionais e aplicar aqueles que fazem sentido para nós é bem interessante, não acha? Por isso, veja as informações sobre o conceito sueco logo abaixo.
Método de limpeza sueco: o que é?
Em primeiro lugar, vamos entender o que isso quer dizer. O método de limpeza sueco, conhecido também como “Método limpeza sueca da morte” leva como premissa analisar ao nosso redor, a princípio, e observar o tanto de objetos acumulados que não são mais úteis para nós e, mesmo assim, acumulamos ao longo dos dias e da vida.
Logo, é nesse ponto que o método Swedish Death Cleaning (ou “Limpeza Sueca da Morte”, em tradução livre) quer tocar, trazendo uma perspectiva transformadora.
A prática, não tão recente assim, tem ganhado mais força nos EUA, após o lançamento do livro que fala mais a respeito, e trata desse costume um tanto nórdico de modo bem prático e pontual: à medida que envelhecemos, não devemos ficar mais sentimentais ou apegados. Para isso, sempre tenha o controle da situação com relação à posse de materiais e evite que isso se torne um peso para quem for lidar com a situação quando você se for.
A questão da morte é colocada em prova algumas vezes também, porque, para a teoria, não se deve ter medo de falar da sua partida. Portanto, em síntese, a chave é: livre-se de tudo que está em excesso, especialmente antes de partir, e evite uma vida desorganizada e, ainda mais, dores de cabeça para os que ficarem.
Como a limpeza é feita?
Dessa forma, sendo uma técnica minimalista, você pode começar a se questionar para colocá-la em prática em alguns pontos, de modo a organizar, primeiro, a sua mente. Veja o que é bom de ser refletido nesse processo em busca do bem-estar e da limpeza e alguns benefícios da organização.
Clareza mental e foco
Nesse sentido, para que você consiga alcançar essa paz de espírito na limpeza, o primeiro passo é ter uma clareza e um foco no que você deseja. Ou seja: comece a avaliar o que está ao seu redor e o que verdadeiramente é útil ou não.
Além disso, tenha o foco sempre em priorizar relações e pessoas em detrimento a objetos e bens materiais. Isso traz liberdade, retoma o real sentido da vida e contribui para que você deixe de lado o sentimentalismo e acumule o que não precisa.
Método de limpeza sueco traz alívio
Quando a chavinha for virada na sua mente, você terá mais facilidade em discernir o que convém ou não, proporcionando o famoso alívio que o método de limpeza sueco tanto prometeu. Porém, tal alívio não é somente para você, mas, também, para aqueles que estão com você e que permanecem depois que você se vai. É uma prática de faxina bastante ligada com as nossas emoções.
Desperdiçar menos
Agora, já parou para pensar que o método de limpeza sueco também colabora com o meio ambiente? Ele é ajuda que menos resíduos sejam depositados na natureza, considerando que você comprará menos, e tenta minimamente trazer uma espécie de equilíbrio entre você e a sua casa comum.
Contribui na organização e eficiência
Por fim, é claro que contribui na organização! Afinal, uma casa sem excessos é uma casa mais fácil de se ter em ordem e, com isso, mais eficiente de limpar ou de achar o que estava procurando. Não se engane! Uma casa com o método de limpeza sueco não é triste ou passa um ar pouco convidativo.
Pelo contrário. A ideia é que se valorize somente o que é necessário, que as pessoas sejam o ponto principal, e não os objetos, e que, com tudo no lugar, você se sinta muito mais confortável em seu próprio lar.
Esse método de limpeza sueco faz sentido para você? O que você pensa a respeito? Já tinha escutado falar? Conte para nós nos comentários o que você achou e não se esqueça de continuar olhando os nossos posts aqui no blog para ficar por dentro do mundo da moda, beleza, organização e muito mais. Obrigada pela leitura e até a próxima, hem?