Se você está se questionando se a moda tem idade, saiba que, quando o assunto é beleza e moda, o seu gosto pessoal e como você se sente bem são pontos importantíssimos a serem levados em conta. No entanto, a moda direciona um certo caminho para as pessoas mais maduras que desejam alcançar um determinado estilo, e é nesse caso que entra a moda madura, como é chamada. Uma forma de auxiliar as mulheres que desejam dicas sobre o assunto.
Pensando nisso, o nosso post de hoje é justamente sobre as melhores dicas para um público que, por vezes, é invisibilizado e pouco comentado: a terceira idade. Então, se você deseja entender um pouco mais sobre esse assunto, continue lendo até o final da matéria e aumente o seu repertório de conhecimento. Venha com a gente e saiba mais!
Moda madura: idade não define o seu armário
Como foi dito anteriormente, a sua idade não deve ser uma limitadora para que a moda seja ao seu favor. Na verdade, a moda e a idade podem ser boas amigas e andarem de mãos dadas, basta que você tenha dicas sobre o assunto para se sentir mais confiante, elegante, com a autoestima em dia e, claro, com a praticidade que amamos.
Assim, a nossa primeira dica, antes de tudo, é usar aquilo que você gosta e que te faz bem! Talvez, nenhuma tendência de moda te represente, e não há problema nisso. Se conheça o suficiente para usar o que tem a ver com o seu estilo pessoal.
Contudo, se você quiser dicas para ter looks que te favoreçam, sejam confortáveis, estilosos e práticos, vamos te ajudar nessa missão.
Peças coringas no seu guarda-roupa são essenciais
Dessa forma, para que o seu armário seja o mais versátil possível, o essencial não é que haja muitas peças, mas que contenha as roupas certas, as chamadas peças coringas.
Por isso, dentre as modelagem que não podem ficar de fora, recomendamos fortemente uma boa calça jeans, ou seja, uma que seja do seu tamanho e que seja de cintura alta, valorizando sua silhueta e garantindo o seu conforto.
Além disso, outras peças fabricadas no tecido jeans, como é o caso da jaqueta de frio, que pode facilmente ser utilizada em uma meia estação, são boas opções de estarem no seu closet.
Roupas de alfaiataria convém?
Se você é a favor de uma moda madura menos convencional, pode apostar, ao invés do jeans, nas peças de alfaiataria sem problema algum. O recorte, boa parte das vezes, valoriza muito o nosso corpo e consegue mesclar e transitar entre o estilo mais casual e o estilo mais formal.
Portanto, calças de alfaiataria, assim como o queridinho blazer, recortados em alfaiataria, são excelentes ideias. No caso das calças, ainda aconselhamos que a cor seja mais clara e neutra, para que a combinação de looks seja facilitada.
A moda madura pede um contraste
Se você tem medo de ousar, a moda madura pede que você não tenha! Essa é a hora de você apostar em bons contrastes para montar uma composição para lá de especial.
Se você não sabe como contrastar, vamos te dar algumas opções que, a partir delas, você pode se inspirar e criar a sua própria arrumação. Veja só:
- Calça jogger com camisa;
- Saia lápis com tênis esportivo e casual;
- Calça de tecidos mais leves com blusas despojadas;
- Camisas sociais com bermudas jeans;
- Camisetas com calça jeans;
- Vestidos midi com tênis;
A ideia é sempre unir uma peça que, em teoria, pediria uma outra composição e, por meio disso, desconstruir a expectativa criada.
Por exemplo: muitas mulheres mais maduras acreditam que não podem usar um tênis com uma saia, mas isso está em tendência a algum tempo e não pretende sair tão cedo. Então, sim, você pode inovar com as próprias peças que já tem. Muito legal, não acha?
Procure sempre um bom caimento nas peças
Segundo os consultores de moda, essa dica é válida para qualquer idade, sobretudo a terceira. O caimento das peças compõe boa parte da imagem que é passada através do seu visual. Logo, é essencial saber como escolher bem.
Para isso, dê preferência a cortes mais secos, isto é, que não marcam e delimitam tanto o seu corpo. As peças com esse tipo de corte são mais elegantes e mais versáteis. Ademais, ao mesmo tempo que os cortes secos são mais bem-vindos, não tenha medo de ousar e de sair do casual, como comentamos na dica acima.
A ideia de que a terceira idade deve se vestir de um modo “X” pode tornar a imagem da pessoa até mesmo caricata, como se a idade viesse com um manual de vestimenta, e não é assim que funciona.
Ter conhecimento de moda auxilia 100% a nos sentirmos bem e a buscarmos por aquilo que nos agrada, e isso tem a ver com fazer as nossas próprias escolhas sem nos sentirmos presas a padrões!
Decotes em V são lindos
Nesse sentido, se você quer apostar em decotes, se é algo que te faz bem, que tal investir em peças que tenham o decote no estilo V? Combinam com diversos biotipos, nas mais diversas modelagem de roupa, traz um ar maduro, elegante e, claro, ousado na medida certa também.
Dicas extras para a moda madura
Por fim, aconselhamos que você também tenha no seu armário pelo menos umas duas unidades de blusas com manga ¾, que são elegantes e servem para uma meia estação, assim como sapatos confortáveis, acessórios que sejam harmônicos entre si – colares maiores e brincos médios, por exemplos – e bolsas médias e de tons sóbrios.
E então? O que você achou das dicas sobre a moda madura? Conseguiu aproveitar o que de mais interessante? Compartilhe suas impressões conosco e continue em nosso blog para conhecer mais assuntos interessantes a respeito de moda, beleza, autoestima, saúde, bem-estar e muito mais! Obrigada pela leitura e até a próxima.