Talvez você esteja no processo de comprar utensílios novos para a sua casa ou, ainda, de renovar alguns objetos que podem ser melhores, trocar aqueles que estragaram…enfim! O ponto é: você precisa saber agora quais os melhores utensílios de cozinha, para conseguir investir o seu dinheiro em utilidades, as quais façam sentido para a sua realidade, não é mesmo?
Pensando nisso, no artigo de hoje, iremos dar algumas dicas do que são indispensáveis para comprar e compor a sua cozinha, ou seja, para ter de modo geral e, a partir da sua análise pessoal, você verá o que convém ou não. É sempre importante ter uma listinha em mãos para não comprar demais, mas para não esquecer o básico, viu? Então, sem mais enrolações, vamos ao que interessa!
Por que é importante se preocupar com quais os melhores utensílios de cozinha?
Primeiramente, se você acha que é dispensável saber quais os melhores utensílios de cozinha, estamos aqui para te relembrar que não é bem assim. Cozinhar é uma técnica, quase uma arte, e ter os melhores e certeiros utensílios evita que você gaste mais tempo do que o necessário no preparo das comidas e, ainda, evita que você faça mal a sua saúde com produtos de baixa qualidade.
Além disso, às vezes, investimos nosso dinheiro em vários pequenos objetos que não são bons e não fazem tanta diferença em nosso dia a dia, ao invés de focar em menos quantidades e mais qualidades, fazemos o oposto, não agradando o nosso bolso e nem a nossa cozinha.
Logo, confira uma lista prática de utensílios que fazem diferença no seu dia a dia e não se esqueça de anotar tudo para levar na hora da compra, combinado?
Básicos: quais são os principais?
Sendo assim, para começar, é claro que, na sua cozinha, não pode faltar panelas e frigideiras, afinal, esses utensílios são essenciais em qualquer cozinha. Contudo, se pudermos dar uma dica de ouro, não compre qualquer panela de qualquer material – e frigideira também -.
O processo de comprar menos, mas prezar pela qualidade, se aplica em todos os casos. Neste, opte, se possível, por panelas de qualidade, que sejam feitas, de preferência, em aço inoxidável ou ferro fundido. Isso porque, além de serem melhores para a saúde, distribuem o calor de maneira mais uniforme e duram por muito mais tempo.
Um último adendo, agora com relação às frigideiras, é o de buscar sempre as que são antiaderentes, porque são boas para a saúde também, mais fáceis de limpar e conseguem preparar alimentos mais delicados, como ovos, de modo mais adequado.
Facas de qualidade
Ter facas é indispensável também, mas escolha um bom kit de facas. Isso porque, para cada alimento, um tipo de corte é indicado e, por diversas vezes, certas facas não dão conta do recado, o que prejudica, inclusive, o preparo do seu alimento.
Dessa forma, de preferência, invista em facas de aço inoxidável, com um bom corte e que forneça a você precisão quando for utilizá-las. Como base, tenha em mente que uma faca de chef, assim como uma faca para legumes e uma faca serrilhada são as principais para começar o seu kit.
Tábuas
Nesse sentido, quando você for investir em tábuas, sempre opte por tábuas de madeira ou de plásticos resistentes, que são fáceis de lavar, prezando pela higiene, e que não sejam brancas, para que a cor não mude rapidamente. Tenha tábuas em casa para que seus cortes sejam mais seguros e higiênicos, okay?
Quais os melhores utensílios de cozinha? Espátulas e colheres
Esses, sim, estão dentre quais os melhores utensílios de cozinha com grande louvor também. Extremamente úteis e versáteis, tenha espátulas de silicone e de metal, assim como colheres das mais diversas medidas – de sopa, de chá… – e materiais.
Há algum tempo, as colheres de pau eram indicadas, mas elas são propícias a acumularem sujeiras e proliferarem fungos, então evite e compre produtos similares.
Liquidificador, batedeiras, mixer
Agora, falando de produtos mais complexos, dentre os mais variados, aconselhamos que você dê preferência para um bom liquidificador, que faz diversos processos e substitui outros objetos.
Um bom mixer, batedeira e processador são interessantes? Sem dúvidas. Mas, ao invés de comprar todos feitos de materiais pouco duráveis, por exemplo, e você precisa escolher um, é melhor escolher um liquidificador bom e, aos poucos, investir nos demais.
Potes herméticos
Por fim, tenha alguns jogos de potinhos, que sejam herméticos para preservar o armazenamento das comidas, e que possam ir ao microondas, não mancham e não soltam resíduos nos seus alimentos. Muitos preferem potes de vidro, nesses casos, porque a higiene é realmente mais fácil de ser mantida. Essa é uma ótima opção também!
De modo geral, sempre antes de comprar e pensar quais são os melhores utensílios de cozinha, observe se a marca é boa, se você realmente precisa, se há versatilidade neles, se as avaliações são boas e se o investimento custo x benefício a curto e longo prazo é vantajoso.
Nessa lista, é claro que você ainda terá que acrescentar diversas opções, como uma boa panela de pressão, alguns equipamentos que auxiliam o corte, como trituradores, e uma série de outros objetos.
Entretanto, a ideia é a de mostrar que dá, sim, para começar pelo básico, mas prezando pela qualidade! Obrigada pela leitura até aqui sobre quais os melhores utensílios de cozinha e esperamos que você consiga fazer comprar mais fáceis e conscientes a partir de hoje. Conte para nós nos comentários o que você achou e não se esqueça de continuar olhando os nossos posts aqui no blog para ficar por dentro do mundo da moda, beleza, organização e muito mais. Obrigada pela leitura e até a próxima, hem?