Em virtude da São Paulo Fashion Week, algumas tendências estão voltando e ficando em alta nos últimos tempos. Dentre elas, podemos destacar a moda da vez, chamada de Recession Core. 

O que significa? Bom, a ideia é a de implementar cores neutras no guarda-roupa dos que amam seguir uma tendência e, mas sem deixar de lado as velhas e boas roupas do cotidiano, do nosso dia a dia.

Por isso, se você quer entender um pouco mais sobre essa novidade no mundo da moda, continue lendo a matéria abaixo e fique por dentro dos principais fatos desta semana de eventos que sempre traz muitas informações para aproveitarmos o máximo ao nosso favor. Bora lá saber mais?

O que é Recession Core?

Primeiramente, vamos entender o conceito por trás desse termo. Traduzido de forma literal, isso significa “núcleo de recessão” e faz jus quando paramos para pensar que o conceito de moda, aqui, tendencia a uma pegada no estilo mais simples, como se estivesse retrocedendo em alguns pontos. 

Junto a isso, pode-se pensar também na recessão econômica, por conta de todo cenário pós-pandêmico que estamos vivendo. A moda acompanha os fatos do mundo, e nesse caso não foi diferente. 

De acordo com a Sofia Martellini, especialista em tendências de moda da empresa WGSN, “No ano passado, muito se falou da crise do custo de vida. Principalmente na Europa, que historicamente não tem problema com inflação como a gente no Brasil. A gente vê as pessoas entrando em recessão mesmo, gastando menos.”

Além disso, as cores priorizadas são neutras, fugindo dos clássicos neons que estão voltando para esse inverno também. O ponto principal é trazer peças coringas e atemporais novamente para o armário da galera. Afinal, a moda é sempre assim: retoma o que um dia já foi tendência, não é verdade? Por isso, é essencial reconhecermos nosso estilo, para que possamos optar por aquilo que nos faz bem!

Então, quando pensar em Recession Core, pense em looks confortáveis, peças claras, atemporais e que não exigem uma grande produção para montar um look que te faça bem. 

Por que Recession Core está em alta?

Para além de toda essa explicação, você pode estar se questionando os motivos dessa onda da moda vir à tona agora, e nós temos a resposta! Uma pesquisa feita pela McKinsey & Company, uma empresa conceituada na área de consultoria americana, afirmou que os grandes empresários do universo da moda já estão prevendo que a inflação aumentará o preço das matérias-primas e isso pode dificultar o acesso dos consumidores a algumas peças. Logo, a ideia de Recession é bem ligado ao lado econômico, de fato.

Com um cenário desses exposto, a chamada reinvenção da roupa formal em detrimento de looks mais fluidos e simples ganha destaque, ou seja, peças discretas e atemporais, que sejam confortáveis, mas sem perderem a elegância, são a mais nova aposta dos empreendedores.

O curioso é pensar que, até não muito tempo atrás, o que estava em vigor era  o chamado estilo “dopamine dressing” que, traduzido de modo livre, quer dizer, “se vestir de dopamina”, isto é, com alegria e cores vibrantes. Isso confirma, novamente, a ideia de que a moda é efêmera, mas vestir o que realça a sua essência é atemporal.

Moda nas ruas: como isso é representado pela população?

Por fim, você pode estar se perguntando como isso é aplicado no dia a dia, como perceber que o estilo se instaurou.

Nesse caso, a primeira mudança será na cartela de cores. Mesmo o Brasil sendo um país que ama uma cor mais vibrante nas peças de roupa, e isso ainda será visto, poderemos perceber colorações como bege e cinza adentrando cada vez mais o estilo de cada um.

Ademais, as peças serão mais voltadas para o dia a dia, com casacos menos sofisticados, roupas que priorizem conforto, peças que tenham uma duração maior com relação ao tecido e acabamentos, leggin com moletons etc.

É claro que tudo isso está amplamente relacionado com o poder das mídias em disseminarem uma tendência. Redes sociais, como o querido e atual TikTok, permitem que conceitos sejam propagados e influenciados em velocidades absurdas. 

Até pouco tempo atrás também, o estilo Barbie Core, que focava em tons de rosa, era uma febre, e a internet teve participação nisso, por exemplo. 

Mas e você? O que achou do estilo Recession Core? Usaria? Ou é mais adepta a cores e tons quentes? Comente conosco o que você pensa sobre e não deixe de ler outros artigos do nosso blog que estão sempre atualizados sobre moda, beleza, autoestima, organização e muito mais. Obrigada pela leitura e até a próxima!