Não há quem não queira praticidade no dia a dia, não é verdade? No entanto, é preciso conhecer os produtos que você deseja comprar para saber se terá praticidade ou decepção, não é mesmo? É o caso da secadora de roupas. Será que compensa? O que você deve saber antes de comprar uma?

É o que iremos te explicar neste artigo. Veja como escolher e, também, as precauções que se deve ter com a secadora. Muitas vezes existem alguns fatores limitantes que desconhecemos e, por isso, nos decepcionamos com os equipamentos. Portanto, conheça as principais características que se deve esperar de um equipamento como este e saiba investir o seu dinheiro.

Secadora: qual escolher?

Primeiramente, se você está decidido a ter uma secadora de roupas, é preciso saber como escolher e o que levar em conta, certo? Dessa forma,sabe-se que as máquinas do tipo lava e seca unem duas funções essenciais e que otimizam o nosso tempo: lavagem e secagem. Contudo, muitos, às vezes, querem somente a secadora.

Mas, para que você saiba realmente como escolher, é preciso conhecer o modelo das duas mais famosas: as de piso e as de parede ou suspensas. Assim, sabe-se que as de piso são usadas só após lavar a roupa e são as mais comuns. Já as de parede são modelos mais compactos e com funções limitadas.

Enquanto isso, as suspensas são pequenas e nem sempre conseguem abarcar todas as necessidades de uma casa, sendo bem menos requisitadas. Por outro lado, as de piso são ótimas para quem já tem uma máquina de lavar e não quer abrir mão dela. 

São modelos de aparelhos mais robustos e que aceitam peças mais pesadas. Mas fique de olho para ver se não compensa comprar uma máquina lava e seca.

Secadora de roupas

Secadora de roupas/ Foto: Canva

Saiba que não é para todo tipo de roupa a secadora

Agora que você sabe sobre os dois tipos de secadora, vamos mostrar mais algumas informações sobre ela. A primeira delas é que nem todas as roupas podem ir no equipamento. Nesse sentido, muitos compram e se frustram em sequência.

Dessa forma, fique sabendo que tecidos de algodão, por exemplo, suportam a temperatura de secagem máxima da máquina, geralmente por volta de 70 ºC. Entretanto, o poliéster e as fibras sintéticas suportam somente até 50 ºC ou nem suportam. Logo, é preciso ficar de olho.

Ademais, os tecidos mais finos, como a seda e o cetim, suportam somente até 30 ºC. Todavia, é melhor não arriscar na maioria das vezes. Do mesmo modo, roupas delicadas com pedrarias também devem passar longe do aparelho!

Como secar a roupa do jeito certo e não estragá-las?

Por fim, para que você não estrague suas roupas, alguns passos devem ser levados em conta, a saber:

  • Sempre leia o manual de instruções da secadora;
  • Aprenda todas as configurações e veja se determinadas roupas podem ir ao aparelho;
  • Confira os símbolos que estão nas etiquetas das roupas;
  • Coloque peças na secadora com pesos semelhantes e não a sobrecarregue;
  • Não misture roupas que não podem ser lavadas juntas. A ideia de lavagem permanece a mesma para secar.

E, então? Você ainda deseja ter uma secadora de roupas? Conte para nós nos comentários o que você pensa sobre e não deixe de acessar o nosso blog geral. Nele, dicas exclusivas e informações que te ajudam são publicadas diariamente. Obrigada pela leitura e até a próxima!