As tendências estão a todo momento ao nosso redor. Algumas passam mais rápido, outras ficam por mais tempo. Uma das modas da vez, que ainda está em alta em 2023, é a streetwear, ou moda urbana. Ela se configura, de modo geral, como um estilo de vestimenta que surgiu nas ruas e que, depois, se tornou uma tendência cultural global. 

Com peças mais ousadas e que auxiliam em uma espécie de liberdade de expressão, a moda urbana é uma forma da galera expressar o seu gosto pessoal, combinando elementos do hip-hop, skate, moda de rua e cultura urbana em geral. Por isso, se você ficou curioso para saber mais sobre o assunto e garantir a sua inspiração, já leia a matéria abaixo e fique conosco até o final, combinado?

O que é a moda streetwear?

Primeiramente, vamos compreender o que vem a ser a moda streetwear. Ela começou a ganhar popularidade nas décadas de 1980 e 1990, principalmente nas cidades dos Estados Unidos, como Nova York e Los Angeles. Logo, nota-se que a sua trajetória é mais antiga do que alguns imaginam. 

Sendo assim, influenciado pela música hip-hop e pela cultura de rua emergente, que buscavam uma identidade própria fora dos padrões estabelecidos pela moda convencional, ou seja, a liberdade de expressão, a moda foi se reinventando e ganhando cada vez mais notoriedade.

Quais são as características da moda de rua?

Pelo conceito, já é perceptível que a moda de rua, a urbana, busca ser disruptiva, atemporal e moderna, sempre levando em conta o gosto pessoal do inovador. Por isso, uma das principais características do streetwear é a mistura de peças de roupas de marcas de luxo com itens mais acessíveis e casuais.

Portanto, nesse tipo de look, é extremamente comum ver pessoas usando tênis de grife atrelados às calças jeans rasgadas e camisetas largas, por exemplo. A ideia é a de que haja um equilíbrio entre a grife e o conforto, o arrumado e o despojado sem deixar de ser estiloso. 

Assim, essa combinação de elementos sofisticados e informais cria um contraste interessante e único, o que torna o estilo streetwear bastante requisitado pela população mais jovem.

Mas não para por aí! Além disso, o streetwear é conhecido por suas estampas ousadas, logotipos chamativos, juntamente com certos grafismos que lembram bastante as artes dos muros, os grafites.

Quais peças são mais comuns nesse estilo?

Agora, se você quer saber quais peças de roupa mais são encontradas nesse estilo, saiba que camisetas, de preferência as mais largas, assim como os moletons, bonés e outros acessórios populares do estilo, incluindo correntes e brincos diferenciados, fazem parte do armário de quem adere a essa moda.

A ideia, nesses casos, é a de transmitir uma mensagem de rebeldia, no bom sentido, além de individualidade e pertencimento a uma comunidade, o que demonstra que a moda tem muita influência dos gostos e princípios pessoais de cada um.

Nesse sentido, para conseguir equilibrar a grife com o mais simples, o streetwear também valoriza a exclusividade e a colaboração entre marcas e artistas. Muitas vezes, coleções especiais são lançadas por meio de parcerias com artistas, músicos e designers, sejam estes renomados ou locais. Com isso, a expectativa do lançamento só aumenta e, por consequência, as vendas também.

Hoje em dia, o streetwear deixou de ser mais um tipo de moda que vem e passa e começou a se tornar um verdadeiro fenômeno cultural. As peças e o modo de se vestir nãi impactam somente a moda de vestimentas em si, mas abarca também o estilo musical, artístico e diversas outras áreas. 

A busca por ser cada vez mais autêntico e pertencente a um espaço corrobora na facilidade de difusão do estilo, como podemos perceber. 

Em resumo, o streetwear é mais do que apenas moda urbana, é uma manifestação cultural que nasceu nas ruas e se tornou um símbolo de individualidade, criatividade e pertencimento. Através da roupa, uma mensagem consegue ser passada! Muito legal, não acha?

Esperamos que você tenha entendido mais sobre o estilo e que, quem sabe, tenha se identificado. Para conhecer outras tendências de moda, além de conteúdos sobre beleza, organização e autoestima, não deixe de ler outros artigos do nosso blog, viu? Obrigada pela leitura e até a próxima!