É extremamente comum vermos diversas pessoas sofrendo com varizes nas pernas, dores e aquela famosa aparência de veias tortuosas, inchadas e arroxeadas, não é mesmo?
De fato, é um problema realmente sério e que, quando é chegado a níveis elevados, não há outra solução, senão o requerimento aos tratamentos cirúrgicos, estéticos etc.
No entanto, há muitos casos em que o desconforto das dores e a aparência não tão satisfatória podem ser minimizados através de meios naturais e realmente eficazes.
É claro que nada substitui um bom acompanhamento médico em caso de dúvidas, mas, com as dicas que iremos apresentar logo abaixo, dificilmente você sofrerá mais com essa dor de cabeça. Fique de olho no post para entender melhor o assunto e aplicá-lo hoje mesmo na sua casa!
O que é bom para varizes nas pernas?
Bom, essa é a pergunta mais questionada por quem tem algum tipo de complicação na parte das pernas que, em geral, são as temidas varizes.
Quando o quadro já evoluiu, como foi dito, o correto é um acompanhamento com profissionais especializados e de confiança. Entretanto, se você busca aprender como melhorar um quadro inicial ou, ainda, como evitar que elas surjam, caso você tenha uma herança genética na família, veja só estas dicas:
Faça exercícios físicos
Primeiramente, essa dica é praticamente universal para todos os problemas, não é mesmo? Um corpo bem cuidado, saudável, sem sedentarismo e na ativa, é um corpo que dificilmente padece e que é capaz de funcionar com muito mais agilidade, eficiência e disposição.
As varizes são obstruções e inchaços nas veias das pernas e, quando estamos com um corpo considerado em boa performance, significa que estamos cuidando melhor da nossa saúde. Por isso, essa dica sempre virá em primeiro lugar.
Passe soluções à base de cidreira
Alguns cremes no mercado, especialmente os que são feitos à base de cidreira e arnica, possuem ações calmantes, desinflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes.
Sendo assim, se o seu incômodo for leve, um quadro inicial, cremes com essas composições podem aliviar a pressão sentida, assim como diminuir a aparência de inchaço, manchas e outros sintomas que costumam aparecer.
Tome chás que ajudam a desinchar o corpo
Um chazinho é sempre bem-vindo, não é verdade? Nesse caso das varizes nas pernas, então, é uma mão na roda e tanto!
Isso porque, além de ajudarem o bom funcionamento do organismo de modo geral, previnem o inchaço, ajudam a desinchar e, aliados a uma vida saudável, conseguem trazer mais disposição e energia para o seu dia a dia. Dentre a lista, os mais recomendados são:
- O chá de gengibre, que é um potente anti-inflamatório, além de combater as dores musculares e problemas circulatórios, considerando que a planta possui uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, isto é, a proteína envolvida na coagulação sanguínea;
- Laranja, pois, tanto a fruta quanto o chá, são uma excelente fonte de vitamina C, flavonoides, polifenóis e antocianinas.Tudo isso têm em comum o grande poder antioxidante, reduzindo o colesterol e evitando a má circulação;
- Para comer ou fazer um chá, pense no pepino! Ele pode até não ser o alimento mais famoso entre a galera, mas sua composição é 95% água, ideal para melhorar a circulação também.
Esses e alguns outros alimentos são ótimos para melhorar o seu problema, mas lembre-se que alguns devem ser evitados também, por exemplo, sal em excesso, industrializados e embutidos, combinado?
Varizes nas pernas: compressão elástica e estilo de vida saudável podem te ajudar
Por fim, você com certeza já deve ter escutado falar das famosas meias de compressão para varizes nas pernas. Pois bem, elas são boas, sim, mesmo que sejam ignoradas boa parte das vezes quando são requisitadas para serem utilizadas. Por cumprirem esse papel de comprimir, melhoram a circulação, alivia dores e trazem aquele conforto que você merece.
Viu só? Dicas simples podem fazer você ter uma qualidade de vida ainda melhor quando o assunto são as varizes nas pernas.
Apesar de reforçamos novamente que tratamentos naturais não são válidos em casos cirúrgicos, as dicas te ajudarão a ter um processo de vida mais saudável para todas as áreas da sua vida, o que é igualmente importante a cuidar das varizes e da sua perna.
Você curtiu o conteúdo? Comente aqui embaixo o que achou, se já passou por isso e, é claro, não deixe de ver os outros posts do nosso blog. Afinal, tem muita coisa boa te esperando para facilitar sua vida, melhorar sua autoestima e sua praticidade do dia a dia do universo feminino. Estamos te esperando!