Você já fez uma maquiagem e depois sentiu que não realçou seus olhos ou seus lábios, por exemplo? E a decepção de comprar brincos lindos, mas perceber que não te favorecem, você já passou por isso? Essas, e tantas outras frustrações com relação ao nosso rosto e, melhor dizendo, com as combinações que escolhemos para a nossa imagem, são assuntos do chamado visagismo. Você conhece?

Essa técnica do mundo da moda, beleza e, até mesmo, do autoconhecimento, é um conjunto de ações que você escolhe para valorizar os melhores traços do seu rosto. Aqui, sempre defendemos que as técnicas de beleza servem para estar ao nosso favor e nos auxiliar na nossa autoestima, e o visagismo entra nesse combo. Leia o artigo completo e entenda melhor.

O que é o visagismo?

Como foi dito previamente, o visagismo consiste em um conjunto de técnicas e ações que tem como objetivo criar uma imagem personalizada sua e que te valorize através da análise do seu rosto associada aos princípios da linguagem visual, que é a estética e a harmonia. 

Desse modo, é feito um estudo do seu rosto, buscando entender melhor as linhas faciais e os traços deste, de modo que você consiga, desde a maquiagem, até mesmo o corte de cabelo e o design das suas sobrancelhas, escolher o que mais te favorece.

Isso é um ótimo exercício de autoconhecimento e favorece muito a sua autoestima, já que você investirá, de fato, no que lhe cai bem!

Assim, o ideal é que se procure um profissional capacitado em linguagem visual para que ele possa te orientar da melhor forma com essa análise. No entanto, você pode, em casa, começar a estudar um pouco mais sobre os tipos de formato de rosto, por exemplo, algo bem acessível, para ir evoluindo gradativamente. 

Benefícios do visagismo

Nesse sentido, o primeiro passo é reconhecer que a moda só faz sentido para nós quando internalizamos harmonicamente o que vemos e o que sentimos com a nossa imagem.

Uma prova disso é que os padrões não são padrões, na verdade, tendo em vista que não funcionam para todas as pessoas, seja porque não as valorizam ou porque elas não se sentem bem realmente.

A partir disso, o visagismo entra em cena para te auxiliar. Situações como a de se inspirar em uma maquiagem ou corte de cabelo com base em um famoso, por exemplo, e depois perceber que não ficaram como você desejava, serão quase que erradicadas depois de uma análise bem feita de um visagista sobre o seu rosto. 

Você verá quais são os seus traços, qual a imagem que você passa e, por meio disso, verá quais cortes de cabelo, maquiagens, design de sobrancelha, tinturas e acessórios ficam melhor para o seu perfil.

Isso tem a ver, por exemplo, com o posicionamento da sua identidade se você trabalha com a sua imagem, como é o caso de pessoas que se posicionam no Instagram e nas redes sociais em geral.

É por isso que ressaltamos que o autoconhecimento também melhora nesse processo, visto que o seu estilo, seja ele romântico, moderno, dramático etc, podem ser ressaltados da forma correta.

Quais as principais técnicas do visagismo?

Por fim, é importante compreender que as análises não estão todas juntas. A técnica é realmente uma análise detalhada, e para cada tipo de análise, um processo diferente é considerado. Entenda melhor:

Personalidade

Dessa forma, se a sua análise visagista for baseada em temperamentos e personalidades, será levado em conta o que a sua imagem, aliada a sua personalidade, transmite. Dentre as existentes, podemos citar as personalidades consideradas mais sanguíneas, fleumáticas, melancólicas etc. 

Para cada tipo, um visagismo será indicado. Um exemplo muito claro é quando a pessoa analisada tem a personalidade mais sanguínea, isto é, sua imagem reflete animação, cores vibrantes e bastante posicionamento. Então, nesse caso, será preciso escolher itens que valorizem esse lado pessoal do indivíduo.

Formato do rosto

Um outro tipo de visagismo, que é o mais requisitado, é com relação ao tipo de rosto. Desse modo, serão analisados todos os traços e como eles influenciam a harmonia e a estética do rosto. A partir disso, é definido se o seu rosto é mais redondo, quadrado, oval… e, para cada tipo, um processo de formação diferente de imagem e de dicas será feito.

Visagismo na maquiagem e na sobrancelha 

Além de tudo que foi dito, podemos ressaltar também que você pode querer fazer um visagismo apenas para entender melhor qual tipo de maquiagem e sobrancelha ficam melhores em você.

É claro que, fazendo qualquer uma dessas técnicas, você terá um norte para esses pormenores, até mesmo no quesito acessórios. Porém, é importante entender que as análises podem ser cada vez mais detalhadas e específicas, se você desejar.

E então? Ficou com vontade de conhecer mais sobre o seu rosto, sua imagem e identidade por meio da análise do visagismo? Nós recomendamos muito para quem tem esse interesse! É, realmente, revolucionário. 

Agradecemos sua leitura até aqui e te aguardamos em mais artigos do nosso blog, que quer que todas sempre usem a moda ao seu favor, realçando o que há de melhor em você, tanto internamente quanto externamente. Até a próxima!