Certamente, você, assim como eu, já pensa logo que todos os alimentos devem ir à geladeira para serem conservados por mais tempo. Mas, assim como eu descobri, quero que você também saiba que nem todos precisam ou até mesmo podem ser refrigerados.

Isso porque, ao contrário do que imaginamos, alguns tipos de alimentos, ao invés de serem conservados, se deterioram mais rápido ao irem à geladeira. Então, se liga nas dicas e, a partir de hoje, não erre mais na conservação dos alimentos.

O que pode e não pode ir à geladeira?

Algumas frutas quando não queremos que amadureçam tão rápido, podemos sim, colocá-las no refrigerador. Do mesmo modo, frutas que já foram abertas devem ir à geladeira por alguns poucos dias, a fim de não serem estragadas.

Contudo, alguns alimentos não devem ir à geladeira, em especial alguns tipos de frutas antes de serem abertas, como: melancia, abacate e melão. Agora, observe os alimentos que listamos abaixo, pois estes não devem mesmo ir ao refrigerador.

Banana não está na lista dos alimentos que devem ir à geladeira

Isso mesmo! A banana fica escura e com aspecto de estragada, ainda que não esteja propriamente, ao ser colocada na geladeira. Isso se dá devido à umidade. Até mesmo seu sabor se altera.Todavia, para conservá-la por mais tempo, pode guardá-la no congelador.

Dessa forma, esta é uma ótima opção para sempre ter essa fruta própria para ser consumida em vitaminas e outros preparos congelados.

Tomate

Só quem é amante de tomate sabe que quanto mais maduro ele estiver, mais saboroso fica, não é verdade? Nesse sentido, ao refrigerá-lo, ele não vai amadurecer com facilidade e, além do mais, seu sabor não será mais o mesmo.

Será que todos os alimentos devem ir à geladeira? Veja 5 que você está errando ao colocar/Reprodução via Canva

Será que todos os alimentos devem ir à geladeira? Veja 5 que você está errando ao colocar/Reprodução via Canva

Abacate 

Comprou um abacate ainda verde e deseja que ele amadureça, sem o risco de ficar estragado? Nada de colocá-lo na geladeira, pois ele não vai amadurecer mais rápido lá, combinado? Portanto, o ideal é aguardar que ele amadureça naturalmente em temperatura ambiente.

No entanto, ao abri-lo, conserve-o sem problemas na geladeira por até 3 dias e sempre em recipiente com tampa devidamente vedada.

Pão

Seja pão francês ou qualquer outro tipo, ao ser armazenado na geladeira, endurece. Entretanto, para manter seu pãozinho próprio para consumo em um prazo estendido, guarde-o no congelador. 

Atente-se em deixar as fatias de pães de forma separadas uma da outra, facilitando, assim, sua retirada na hora do preparo, uma vez que grudam no processo de congelamento. É vantajoso guardar dessa maneira, porém, o único inconveniente é ter que sempre esquentar na hora de consumir.

Cebola

É muito comum vermos nas geladeiras várias cebolas. Mas elas não fazem parte dos alimentos que devem ir à geladeira. Ao ficarem refrigeradas, acumulam água, tendo seu sabor comprometido.

Além disso, transferem cheiro aos demais alimentos que estão ali no interior da geladeira. Igualmente, ao ser refrigerada a cebola cria brotos. Em contrapartida, no congelador é o local certo para seu armazenamento e, com isso, uma cebola pode durar até 30 dias. 

Viu só, como é importante sabermos mais a respeito dos alimentos que devem ir à geladeira ou não. Por fim, nosso convite é para continuar navegando em nosso blog e conhecer várias outras dicas legais como esta. Um super abraço e até a próxima!